DUDA SALABERT ROSA DUDA SALABERT ROSA

Esquerda Enfrenta Alta Rejeição em Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador

Duda Salabert (PDT), Luizianne Lins (PT) e Geraldo Júnior (MDB) aparecem com destaque negativo em levantamentos do Paraná Pesquisas

Os índices de rejeição eleitoral em três capitais estaduais: Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador, são liderados por representantes da esquerda. Essa é a indicação de uma série de três levantamentos de intenção de voto divulgados na quinta-feira, 28, pelo Paraná Pesquisas.

Em Belo Horizonte, a deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) lidera o indicador de rejeição. 21,8% dos entrevistados mencionaram o nome da parlamentar quando questionados: “Se as eleições para prefeito de Belo Horizonte fossem hoje, em qual/quais desses candidatos o(a) senhor(a) não votaria de jeito nenhum?”.

Duda, uma professora trans, está em seu primeiro mandato como deputada na Câmara dos Deputados. Ela anteriormente ocupou o cargo de vereadora em Belo Horizonte, de janeiro de 2021 até o início do ano passado, quando deixou o cargo para assumir seu papel como deputada. Duda é membro do PDT desde 2019, embora tenha anteriormente sido ativista pelo Psol, outro partido da esquerda brasileira.

Lista com o nível de rejeição dos pré-candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte | Foto: Divulgação/Paraná Pesquisas

A deputada federal Luizianne Lins (PT-CE), que foi prefeita da capital cearense de 2005 a 2012, lidera a rejeição entre os eleitores de Fortaleza como representante da esquerda. Segundo o Paraná Pesquisas, 32,8% dos entrevistados declararam que “jamais votariam” na política, que também já exerceu os cargos de vereadora e deputada estadual.

Petista Luizianne Lins lidera a rejeição eleitoral em Fortaleza | Foto: Divulgação/Paraná Pesquisas

O líder em rejeição eleitoral em Salvador é mais um membro da esquerda. De acordo com a pesquisa do Paraná Pesquisas, o primeiro lugar nesse quesito é ocupado por Geraldo Júnior (MDB), vereador de Salvador de 2013 a 2022, rejeitado por 36,4% do eleitorado local. Júnior, do MDB, é um aliado do PT, servindo como vice-governador da sob a gestão de Jerônimo Rodrigues. Ele trabalha nos bastidores do poder para incluir um membro do PT em sua chapa, numa tentativa de ganhar a prefeitura.

Emedebista próximo ao PT, Geraldo Júnior é o primeiro colocado em rejeição em Salvador | Foto: Divulgação/Paraná Pesquisas

Os levantamentos divulgados nesta quinta-feira em Salvador e Fortaleza foram baseados em entrevistas com 800 possíveis eleitores, mantendo uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais para cima ou para baixo. Por outro lado, em Belo Horizonte, a pesquisa teve a participação de 900 pessoas, com uma margem de erro de 3,3 pontos percentuais. Em todas as três situações, a confiança é de 95%. As entrevistas ocorreram entre os dias 22 e 27 de março.

Os números dos três levantamentos realizados pelo Paraná Pesquisas foram registrados no Tribunal Superior Eleitoral como segue:

  • Belo Horizonte — MG-08204/2024;
  • Fortaleza — CE-01878/2024; e
  • Salvador — 02254/2024.

Veja também

  1. Se os esquerdistas tivesem vergonha, não iriam disputar eleições com estas rejeições. Para se eleger eles apostam nas fraudes, pois do contrário, nunca seriam eleitos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *