Carlos Almeida Baptista Júnior Carlos Almeida Baptista Júnior

Ex-chefe da FAB rebate Ciro Nogueira e diz que senador “agride instituição militar”

Ex-comandante da Aeronáutica rebate críticas e acusa Bolsonaro de propor golpe de Estado

Na segunda-feira (18), o brigadeiro Carlos Almeida Baptista Júnior, ex-comandante da Aeronáutica, respondeu às críticas do senador Ciro Nogueira (PP-PI). Em seu depoimento à Polícia Federal, tanto Baptista Júnior quanto o general Marco Antônio Freire Gomes, ex-chefe do Exército, relataram que o ex-presidente Jair (PL) propôs, em diversas reuniões, um suposto plano de golpe de Estado. Ambos os ex-comandantes rejeitaram qualquer possibilidade de ruptura institucional.

Nogueira, sem mencionar nomes, questionou os depoimentos dados à Polícia Federal e a conduta dos ex-líderes.“Quer dizer que agora um Chefe, dois Chefes (?) de Forças Militares testemunham um Golpe de Estado e não fizeram nada? O General da ativa mais importante do país na ocasião que ouviu uma ameaça grave à é o mesmo que agora bate no ex-Comandante em Chefe que perdeu as eleições da mesma forma que bateria continência para o mesmo Comandante em Chefe, caso ele tivesse sido reeleito?”, escreveu o senador no X.

Durante o governo de Bolsonaro, Ciro Nogueira atuou como ministro da Casa Civil. O ex-líder da Força Aérea Brasileira (FAB) também usou as redes sociais para compartilhar e contestar o post do legislador. Baptista Júnior afirmou: “Ao tentar apoio para as eleições de 2026, o senador Ciro Nogueira agride a instituição militar e demonstra desconhecer a lei brasileira, que estabelece que a continência militar é devida às autoridades, não às pessoas”.

No conteúdo, Nogueira também indicou que “está absolutamente provado que há um criminoso inconteste”, que seria “ou o criminoso que cometeu prevaricação ao não denunciar ao país o ‘golpe’ ou o caluniador que o denuncia hoje, não tendo ocorrido”.

“O General mais importante do país, tão cioso da Democracia, em dezembro de 2022, sairia de qualquer reunião imprópria, denunciaria qualquer conluio e teria absoluto apoio da sociedade brasileira”, afirmou o senador. “Borrar-se agora porque não pode fazer as continências que faria é uma vergonha inominável. Todos os militares têm o dever de honrar sua farda. Alguns deveriam ter ainda mais compromisso em honrar seus pijamas”, acrescentou.

O ex-comandante da FAB, Baptista Júnior, enfatizou que “não há vergonha em se cumprir a lei, independente dos governos de turno, que há muito se merecem e se retroalimentam”. “A honra está na alma e nos exemplos, não no terno, na farda ou no pijama. Se é este o exemplo de um presidente de partido, pouca esperança resta na política”.

Na sexta-feira passada (15), Alexandre de Moraes, ministro do Tribunal Federal (STF), removeu o sigilo de 27 testemunhos recolhidos durante a Operação Tempus Veritatis, que procura averiguar um suposto plano de golpe para preservar Bolsonaro no poder. As informações são da Gazeta do Povo.

Veja também

  1. Após bater continência, de maneira voluntária, para um ex condenado, e sabendo, algo que é vedado a alguém com essa patente negar, que conhece os fatos, visto que a maioria da população está ciente. Perdeu completamente a moral de se manifestar contra ou a favor do que quer que seja. Pois, aquele que, sendo militar, se mistura com corruptos deveria, isto sim, perder a farda por desonra, por traição a pátria. Sujeitando-se às penas daí decorrentes, e que são pesadas.

  2. E qual instituição do governo federal tem credibilidade? Zero. O que o país precisa é acabar com Brasília e todos os seus supostos direito a adquiridos e nos tornar mesmo uma rep federativa. Vivemos e trabalhamos nos municípios e é a eles que devemos pagar é auditar. Talvez um suporte pewueno para diplomacia e FFAA decentes. O brasileiros viveriam pelo menos 5 vezes melhores E muitas sanguessugas de Brasília teriam que fazer dinheiro, ou gerar riqueza em vez de gastos. Não são preparados? Então já passou da hora.

  3. O brigadeiro,ex comandante da Aeronáutica afirma que não há vergonha em se cumprir a Lei. Concordo. Mas se Bolsonaro apresentou minutas, fez algo fora da Constituição,? Brigadeiro. O Sr e os generais se acovardaram e traíram os brasileiros. Desejo de um povo pode ou não constar na Constituição. É desejo soberano.

  4. Os melancias covardes estão em alvorosso para não perder a bocada nas tetas do desgoverno comunista do luladrão! Juntamente com o traidor mor da Pátria, alexandre de morais, estão fazendo de tudo pra prender o presidente Bolsonaro! Eles sabem que vai haver um banho de sangue no País se isso ocorrer! E eles serão os primeiros a sofrerem o peso do furor das massas! Irão todos para o paredão!

  5. Este senhor, é mais um anti Brasil, pois ter sido do alto comando sem conhecer as leis do Brasil, merece uma repreenda. Este senhor nada mais nada menos que um serviçal das narrativas . O tempo vai mostrar que ele falou em causa própria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *