General Gustavo Henrique Dutra De Menezes, Ex Comandante Militar Do Planalto General Gustavo Henrique Dutra De Menezes, Ex Comandante Militar Do Planalto

Exército troca comandante militar do Planalto que coordenou tropas em 8 de janeiro

Gustavo Henrique Dutra de Menezes será substituído pelo também general Ricardo Piai Carmona

O tirou do Comando Militar do Planalto o general Gustavo Henrique Dutra de Menezes. O cargo será assumido pelo também general Ricardo Piai Carmona.

Dutra estava à frente da tropa durante os atos de vandalismo de 8 de janeiro, que culminaram na invasão e depredação do Palácio do Planalto, do e do Tribunal Federal (STF).

O general Carmona deixa a Diretoria de Superior Militar para assumir o Comando Militar do Planalto. Dutra, agora, passa a integrar a 5ª Subchefia do Estado-Maior do Exército, responsável pelas relações internacionais do Exército e missões de paz.

Além da liderança do Planalto, o Exército trocou a de outros seis comandos. No total, são oito comandos militares. Houve mudanças nos comandos militares do Sudeste, da Amazônia, do Norte, do Nordeste, do Sul, do Oeste e do Planalto.

Segundo o Exército, “a movimentação de oficiais-generais nesse período do ano segue o planejamento regular da Força Terrestre”.

No fim de janeiro, em meio às desconfianças do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com militares, o Palácio do Planalto trocou o secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o número 2 da pasta. O general Carlos José Russo Assumpção Penteado deixou o cargo e o general Ricardo José Nigri assumiu.

Comando Militar do Planalto

A principal missão do comando é realizar a guarda e o cerimonial militar da Presidência da República, além de contribuir para a soberania nacional, dos Poderes constitucionais, da lei e da ordem.

O general Dutra estava no Comando Militar do Planalto desde julho de 2021. Ele faz parte do Exército desde fevereiro de 1984. Ele fez os cursos de política, estratégia e alta administração do Exército e de defesa, na de Comando e Estado-Maior do Exército, em 2013. As informações são do R7.


Veja também

  1. Do que vale todos estes cursos, se não servem para proteger a Nação dos vermes comunistas e, nem o povo patriota já, quê os prenderam só por estarem manifestando defronte do QG,a favor da Liberdade, e os verdadeiros promotores da quebradeira estão e continuam soltos. Eta generaleco Dutra, um mero fardado de cueca vermelha e sapatilhas de bailarina. Vá para Cuba, lá será recebido com as honras militares, mas aqui, tudo o que vai receber são váias…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *