Alexandre De Moraes Alexandre De Moraes

General Da Reserva Sugeriu Prisão De Moraes Para Restaurar ‘Harmonia Dos Poderes’

General da reserva defendeu prisão de ministro do STF para ‘volta da normalidade institucional’

Durante uma declaração à Polícia Federal, o general aposentado do Exército, Laércio Vergílio, argumentou que a detenção do ministro Alexandre de Moraes, do Tribunal Federal (STF), é essencial para “a volta da normalidade institucional e a harmonia entre os Poderes”. Ele está sob investigação por suposto envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado para manter o ex-presidente no poder.

O interrogatório aconteceu em 22 de fevereiro deste ano e, na sexta-feira (15), Moraes levantou o sigilo de 27 testemunhos dados no contexto da Operação Tempus Veritatis. Ao longo do inquérito, a PF questionou Vergílio sobre gravações de áudio que supostamente foram trocadas entre ele e o reservista Aílton Gonçalves, que também estava na mira da operação.

Em uma das conversas, o general menciona uma possível “minuta do golpe” e comenta sobre a prisão de Moraes em 18 de dezembro de 2022. “Nas portarias que tiverem que ser assinadas, tem que ser dada a missão ao comandante da Brigada de Operações Especiais de Goiânia de prender o Alexandre de Moraes no domingo, na casa dele, como ele faz com todo mundo”, diz a transcrição do áudio apresentada no depoimento.

Interrogado sobre essa declaração, o general respondeu que “não sabe dizer como se daria uma suposta prisão do ministro Alexandre de Moraes” e que apenas deu sua opinião sobre o assunto, defendendo que seria necessária para a normalidade institucional e harmonia entre os poderes. Ele enfatizou que “não planejou ou executou qualquer missão” para efetivar a prisão do ministro.

Em seu depoimento, o general mencionou que somente após a posse em janeiro de 2023, qualquer movimento contra a eleição do presidente Luiz Inácio da Silva poderia ser visto como golpe. Ele defendeu que Jair , no papel de presidente, teria o dever de proteger a Constituição Federal e que qualquer ação só seria vista como golpe após Lula assumir o cargo.

Em outro momento, a Polícia Federal apresentou um áudio em que Laércio defende a realização de uma “operação especial” liderada por Jair Bolsonaro. O general explicou que essa “operação especial” seria para “implementar a GLO [Garantia da Lei e da Ordem] temporariamente” e que tudo deveria ser realizado dentro da legalidade e baseado na Constituição Federal, especialmente com base nos argumentos apresentados pelo jurista Ives Gandra.


Veja também

  1. Esse urubu já deveria ter sido preso! Esse sujeito já ultrapassou todos os delitos constitucionais previstos na constituição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *