Refugiados Da Guerra Na Ucrânia Terão Visto Humanitário No Brasil Refugiados Da Guerra Na Ucrânia Terão Visto Humanitário No Brasil

Governo Bolsonaro concede visto humanitário a ucranianos

Refugiados da guerra terão permissão para entrar no Brasil e trabalhar

O governo federal editou portaria nesta quinta-feira (3) para conceder visto humanitário e autorização de residência aos refugiados da guerra da – sejam cidadãos do país europeu ou apátridas afetados pelo conflito. Os imigrantes beneficiados pelo dispositivo poderão exercer atividade laboral no Brasil.

Assinado pelos ministros Carlos França (Relações Exteriores) e Anderson Torres (Justiça e Segurança Pública), o despacho anunciado pelo presidente (PL) na semana passada determina a concessão de visto de 180 dias aos refugiados e possibilidade de residência temporária para ucranianos e apátridas com prazo de dois anos.

A autorização de residência poderá ser tornada definitiva via solicitação feita em até 90 dias anteriores à expiração do benefício e mediante o cumprimento de uma série de critérios, como não ter apresentado registros criminais no Brasil.

A portaria com os critérios de visto e residência tem validade até 31 de agosto, não afasta possibilidade de outras medidas para proteção e foi oficializada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) publicada há pouco.

Os últimos detalhes do texto foram fechados em reunião nesta quinta entre , França e Torres. A iniciativa é semelhante ao que o governo brasileiro fez em 2021 com os afegãos.


Rússia x Ucrânia: ‘O Brasil continua numa posição de equilíbrio’, diz Bolsonaro

Henkel diz que imprensa insiste que “Bolsonaro é pró-Rússia”

Margem de erro deixa Bolsonaro e Lula a 4 pontos de diferença

Em áudio vazado, Torlay chama Bolsonaro de ‘débil mental’


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *