João Doria Em Coletiva De Imprensa João Doria Em Coletiva De Imprensa

Governo de SP recorre ao STF para exigir passaporte da vacina

Medida é para viajantes que chegam ao Brasil

O Governo de São Paulo vai entrar com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta sexta-feira (10), para que viajantes estrangeiros só possam entrar no Brasil se apresentarem o passaporte da vacina.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, são contra a exigência de comprovante de imunização contra a Covid-19 para o ingresso no país.

A pressão de especialistas pela exigência do comprovante de imunização aumentou com o surgimento da variante Ômicron do coronavírus, no final de novembro. A nova cepa é altamente contagiosa, mas ainda não se sabe ao certo se poderia ser resistente às vacinas disponíveis.

– São Paulo é o principal destino dos voos domésticos e internacionais do Brasil, com os três aeroportos mais movimentados do país: Cumbica, Viracopos e Congonhas. O Estado recebe um terço dos voos caseiros e dois terços do total de voos internacionais do Brasil. Também conta com o maior porto da América da Latina – informa a nota divulgada pelo governo Doria.

Segundo o documento, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) vai solicitar a inclusão do pedido de São Paulo em uma ação da Rede Sustentabilidade, sobre o mesmo tema, que já está em andamento no STF. O governo Doria afirma também que o pedido segue orientação dos especialistas do Comitê Científico da Covid-19 no estado.

– Somada a exigência da comprovação de vacinação vinculada ao passaporte, o Comitê Científico do Estado considera fundamental a obrigatoriedade da apresentação de teste PCR negativo válido por 48 horas ou teste antígeno negativo válido por 24 horas – relata o documento do governo paulista.

Nesta sexta-feira (10), o governo federal decidiu adiar em uma semana a entrada em vigor de medidas de restrição para os viajantes que chegam ao país. Valeria a partir deste sábado (11) uma portaria que exige o cumprimento de uma quarentena de cinco dias para estrangeiros não vacinados.

O adiamento foi feito após o Ministério da Saúde sofrer um ataque hacker na madrugada desta sexta. A invasão do sistema da pasta tirou do ar dados de vacinação contra a Covid-19 de usuários que acessam a plataforma ConecteSUS.


Bolsonaro xinga após Doria dizer que SP é dele: “Teu é o c******”

João Doria anuncia passaporte da vacina em São Paulo

Eduardo Bolsonaro critica Doria por investir em ‘museu gay’

Bolsonaro veta ex-secretário de Doria em cargo no governo


Veja também

  1. O FDP não pensa em governar, mas, em lucrar criando jeito de vender esse coquetel de porcaria que chamam de vacina, sem eficiência. Causam mais mortes do que salvam vidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *