Governo Lula Não Age Para Conter Mortes De Indígenas Na Amazônia Governo Lula Não Age Para Conter Mortes De Indígenas Na Amazônia

Governo Lula não age para conter mortes de indígenas na Amazônia, afirma MPF

Procuradoria da República e Indígenas Acusam o Governo Lula de Não Impedir Violência e Abandono dos Madihas Kulinas na Amazônia

O de Luiz Inácio da Silva (PT) foi acusado pela Procuradoria da República no e pelos indígenas locais de não agir para prevenir a e o abandono sofrido pelos indígenas madihas kulinas, situados no sudoeste da Amazônia, apesar da formação do grupo pelo MPI (Ministério dos Povos Indígenas).

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), estão aumentando os relatos de mortes violentas e suicídios entre os madihas kulinas.

A ausência de medidas do Governo Lula levou o órgão a marcar uma reunião para a próxima segunda-feira (29).

O documento foi remetido a membros do MPI, do MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), à Casa Civil da Presidência, bem como à presidente da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), Joenia Wapichana.

“As notícias de mortes violentas, suicídios e afins entre os madihas continuam a se multiplicar, inclusive entre menores de idade, sem a efetiva e urgente resposta do poder público ao tema”, cita o ofício assinado pelo procurador Fernando Merloto Soave.

Soave exigiu detalhes sobre as ações efetivas implementadas pelo governo federal, que deveriam ser fornecidas dentro de um período de 15 dias.

A nota do Ministério dos Povos Indígenas afirmou que tem havido diálogo com as organizações da área, além de resposta às demandas apresentadas e articulações institucionais.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *