Carne Carne

Governo reduz previsão de oferta de carne por habitante

Os números são da Companhia Nacional de Abastecimento

As estimativas mais recentes do para a oferta de carne no mercado brasileiro em 2024 foram reduzidas. Isso indica quase 2 quilos a menos por habitante, quando comparado à projeção anterior.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é o meio pelo qual o governo federal faz projeções sobre a oferta de carne do agro brasileiro. Os dados foram divulgados pelo órgão na quarta-feira 3.

Mesmo com o aumento da produção, a redução ainda ocorre. Isso se deve principalmente ao crescimento da população e das exportações, quando comparado a 2023.

A expectativa oficial é que a quantidade de habitantes do país cresça em 1 milhão de um ano para o outro. Paralelamente, as exportações deverão ter um aumento de 250 mil toneladas.

Produção carne brasileira

Segundo a Conab, a produção brasileira de proteína animal atingirá aproximadamente 31 milhões de toneladas em 2024, contabilizando as três principais fontes: bovinos, suínos e aves. Isso representa um acréscimo de quase 1 milhão de toneladas em relação ao ano de 2023.

O consumo do mercado externo está previsto para ser de 21 milhões de toneladas, com as 9 milhões de toneladas restantes também destinadas para o mercado externo. Segundo os dados governamentais, a “carne de frango” é o produto mais produzido pelo setor agropecuário brasileiro.

A produção de proteína animal no Brasil é dominada pelas aves, que respondem por metade dela. Os bovinos ocupam a segunda posição, com pouco mais de 9 milhões de toneladas produzidas, e os suínos seguem em terceiro, com uma produção de 5,5 milhões de toneladas. As informações são da Revista Oeste.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *