Jornalista norte-americano critica conduta da colega durante entrevista no Palácio do Planalto
O jornalista norte-americano Gleen Greenwald fez duras críticas à jornalista Daniela Lima, do UOL News, acusando-a de agir como “porta-voz” do presidente Lula e de setores do Supremo Tribunal Federal (STF).
A declaração foi feita nesta sexta-feira (6), na rede social X (antigo Twitter), em referência ao comportamento da jornalista durante uma entrevista com Lula no Palácio do Planalto, exibida na quinta-feira (5).
Segundo Greenwald, a maneira como Daniela olhava para o presidente foi excessivamente reverente, o que motivou comentários tanto de apoiadores quanto de críticos da conduta da jornalista.
Ativista de esquerda elogia Daniela Lima, Greenwald rebate
O comentário de Greenwald surgiu após uma ativista de esquerda publicar uma mensagem exaltando o comportamento de Daniela durante a entrevista:
– A carinha da Daniela Lima olhando e escutando o Lula. A diva representou todos nós – escreveu a ativista.
Em resposta, o jornalista escreveu:
– O motivo pelo qual a esquerda ama e reverencia Daniela Lima como uma “diva” é porque eles sabem que ela é a porta-voz mais leal e dedicada de Lula e da bancada do STF que governa o Brasil. Esse comportamento pode ser descrito de muitas maneiras. “Jornalístico” não é uma delas.
Entrevista abordou temas polêmicos ligados ao governo Lula
A entrevista em questão foi transmitida na quinta-feira (5) e abordou temas relevantes e controversos, entre eles:
- O envolvimento do filho de Lula com esquemas no INSS;
- A reunião entre Lula, o presidente do Banco Central e o empresário Daniel Vorcaro, investigado por fraude bilionária no caso Banco Master.
As críticas de Greenwald reacendem o debate sobre imparcialidade na cobertura política, especialmente diante de figuras públicas de grande influência no cenário nacional.