Presidentes Jair Bolsonaro E Vladimir Putin Se Reuniram Nesta Quarta Feira Foto EFE EPA Kremlin Vyacheslav Prokofyev Sputnik Presidentes Jair Bolsonaro E Vladimir Putin Se Reuniram Nesta Quarta Feira Foto EFE EPA Kremlin Vyacheslav Prokofyev Sputnik

Itamaraty sobe o tom com a Casa Branca após críticas a Bolsonaro

Porta-voz do governo dos EUA criticou viagem de Bolsonaro à Rússia

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil lamentou a fala da porta-voz da Casa Branca, Jan Psaki, que comentou a manifestação de solidariedade do presidente Jair Bolsonaro ao seu par russo, Vladimir Putin, durante visita nesta semana ao país.

Em nota emitida esta manhã, a pasta afirmou que o posicionamento da autoridade americana é uma extrapolação da fala de Bolsonaro, que não é “construtiva nem útil”. Ontem, Psaki foi questionada sobre a declaração do líder brasileiro e disse que “talvez o Brasil esteja do outro lado de onde está a maioria da comunidade global”.

“As posições do Brasil sobre a situação da Ucrânia são claras, públicas e foram transmitidas em repetidas ocasiões às autoridades dos países amigos e manifestadas no âmbito do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU)”, apontou a nota do Itamaraty.

LEIA A NOTA DO ITAMARATY NA ÍNTEGRA

Declarações a respeito da política externa brasileira

O Ministério das Relações Exteriores lamenta o teor da declaração da porta-voz da Casa Branca a respeito de pronunciamento do Senhor Presidente da República por ocasião de sua visita à Rússia.

As posições do Brasil sobre a situação da Ucrânia são claras, públicas e foram transmitidas em repetidas ocasiões às autoridades dos países amigos e manifestadas no âmbito do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU). O Ministério das Relações Exteriores não considera construtivas, nem úteis, portanto, extrapolações semelhantes a respeito da fala do Presidente.


  1. Os EUA (sem Trump), bem como, outros países como França do Macron, são nações que temem o merecido crescimento brasileiro, pois somos o seleiro do Mundo. Uma nação abençoada por Deus, onde seu líder é cristãos e conservador, também defensor da liberdade.
    Nosso agronegócio é uma ameaça para os países poderosos, nos quais, querem manter o Brasil como extensão de seus quintais.

    Chega! Somos uma Nação Soberana, rica e poderosa.

    1. Os EUA pensam que o Brasil seja a sua senzala na América do Sul. Somos uma nação livre e soberana, cujas decisões do nosso presidente Jair Bolsonaro não precisa de autorização do governo norte-americano. Somos donos e soberanos dos nossos destinos. Temos solidariedade e respeito recíprocos com as nações amigas.
      Fraternalmente.
      Ambrósio da Cruz Viana.
      Goiânia-GO.

    1. O BRASIL, NÃO TEM.QUE DAR
      SATISFAÇÃO AOS ESTADOS UNIDOS, UM PAÍS QUE SE TORNOU UM.PAÍS ESQUERDISTA COM BIDEN.
      NÃO PRECISAMOS DOS ESTADOS UNIDOS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *