Eliane Cantanhêde, Da GloboNews Eliane Cantanhêde, Da GloboNews

Jornalista da GloboNews chama fala de Lula sobre afrodescendente de ‘gracinha’ e ‘deslize’

Comentário de Lula sobre mulher afrodescendente em evento automotivo gera discussão na GloboNews

A recente declaração do presidente Luiz Inácio da Silva sobre uma mulher afrodescendente em um evento automotivo foi tema de discussão pela jornalista Eliane Cantanhêde, da GloboNews. Antes de descobrir que a mulher era uma funcionária premiada da Volkswagen, Lula fez, erroneamente, suposições de que ela estaria ali para ‘batucar’ ou que fosse ‘namorada de alguém’.

Ao contrário do que ocorreu em eventos semelhantes anteriores, Cantanhêde subestimou o efeito das declarações de Lula, classificando-as como um ‘deslize’, uma expressão de ‘populismo barato’ e até mesmo uma ‘gracinha’. Embora tenha criticado a postura do presidente, sua resposta mais moderada chamou a atenção do público, que pergunta qual a motivação para essa abordagem mais amigável em relação à atual gestão federal.

As declarações de Lula provocaram reações negativas e alegações de atitudes ‘preconceituosas’, ‘medíocres’ e ‘racistas’, enquanto a jornalista, percebida como uma apoiadora do governo, apresentou uma análise menos agressiva.

Veja a íntegra do que falou o presidente:

“Essa menina bonita que está aqui… Eu estava perguntando: ‘O que é que faz essa moça sentada? O que é que faz essa moça sentada que eu não ouvi ninguém falar o nome dela?’. Eu falei: ‘Ela é cantora. Ela vai cantar’. Aí perguntei: ‘Não, não vai ter música. Então ela vai batucar alguma coisa? Porque uma afrodescendente assim gosta de um batuque, de um tambor’. Também não é”.

E continuou: “Eu falei: ‘Nossa, então ela é namorada de alguém’. Também não é. O que é que é essa moça? Essa moça foi premiada o ano que vem como a mais importante aprendiz desta empresa e ganhou um prêmio na Alemanha”.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *