Presidente Jair Bolsonaro Ao Lado Do Deputado Daniel Silveira Presidente Jair Bolsonaro Ao Lado Do Deputado Daniel Silveira

Justiça dá 72 horas para governo “explicar” perdão dado a Silveira

Prazo foi concedido em uma ação apresentada por dois advogados

Nesta segunda-feira (25), a Federal do Rio de Janeiro deu um prazo de 72 horas para que o governo federal explique a graça constitucional concedida pelo presidente ao deputado federal (PTB-RJ). O parlamentar foi condenado a 8 anos e 9 meses de prisão pelo Tribunal Federal (STF), mas o presidente editou um decreto presidencial concedendo perdão ao deputado.

A decisão acontece em uma ação popular movida por dois advogados, Rodolfo Prado e André Luiz Figueira. Eles afirmam que a decisão de violou o princípio da impessoalidade. “A alegação de que a sociedade se encontra em legítima comoção, em vista da condenação de parlamentar resguardado pela inviolabilidade de opinião deferida pela Constituição, que somente fez uso de sua liberdade de expressão não encontra nexo com os fatos”, disseram aos defensores.

“Cumpre intimar a União para, querendo, se manifestar no prazo de 72 (setenta e duas) horas. Ante o exposto: apense-se o presente processo ao processo nº 5028839-09.2022.4.02.5101 e intime-se o representante da União para se pronunciar, no prazo de 72 horas, acerca do pedido de tutela provisória de urgência formulado nos presentes autos”, determinou o juiz Carlos Ferreira de Aguiar.

O governo federal, no entanto, não é obrigado a prestar esclarecimentos.


Veja também

  1. Estão querendo manter a desordem más, não vão conseguir

  2. A Sra. Ministra Rosa Weber quer uma explicação sobre o indulto presidencial ao Dep. Daniel Silveira.

    Ora! A resposta está bem acessível no Art. 84 da Constituição Federal.
    É só abrir o “livrinho” e contemplar o verdadeiro exercício da Democracia e a autonomia entre os Poderes. (General Girão)

  3. O PR já se pronunciou através do Decreto da Graça. Não tem mais nada a dizer, esses dois causídicos que leiam a Constituição, exercitem sua compreensão jurídica,e aceitem-na.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *