Justiça Derruba Lei De Sorocaba (SP) Que Proíbe Pronome Neutro Nas Escolas Justiça Derruba Lei De Sorocaba (SP) Que Proíbe Pronome Neutro Nas Escolas

Justiça derruba lei de Sorocaba (SP) que proíbe pronome neutro nas escolas

TJ-SP declara inconstitucional lei municipal que proibia linguagem neutra em escolas de Sorocaba.

O Tribunal de de (TJ-SP) decidiu que é inconstitucional a lei municipal que proibia o uso de linguagem neutra em escolas de Sorocaba, no interior de São Paulo. A decisão foi tomada na quarta-feira (31).

De acordo com os desembargadores do TJ-SP, a competência sobre diretrizes e bases da educação nacional cabe exclusivamente à União.

A Prefeitura de Sorocaba (SP) afirmou no processo que pretendia “proibir a exposição de crianças e adolescentes a manifestações culturais que contribuam para a sexualização precoce, além de instituir medidas de conscientização e combate à erotização infantil”.

O argumento da prefeitura não convenceu o relator do acórdão sobre o tema, desembargador Vianna Cotrim.

“A lei impugnada implementou verdadeira censura pedagógica, malferindo, com isso, o exercício da cidadania e os conceitos constitucionais de liberdade no aprendizado, pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas”, afirmou o magistrado.

De acordo com Cotrim, os municípios não têm autonomia plena para legislar sobre educação, podendo somente editar normas complementares.

“Essa competência suplementar, a meu ver, não permite que o município restrinja o conteúdo do que deva ser ministrado na grade curricular de suas escolas e tampouco estabeleça regra específica sobre o modo de utilização da língua portuguesa”, afirmou no processo.


Veja também

  1. uhahaauha , so tem lixo humano doente, eles querem uma sociedade trans e doente, enfim, faz o L, saudades de quando esse povo vivia no armario

  2. Como pode a justiça ser contra o português correto e a favor de um dialeto de um grupelo ridículo e idiotizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *