Navalny Navalny

Laudo afirma que Navalny morreu de causas naturais

Ativista Perdeu Consciência Após Caminhada, Segundo Autoridades

A certidão de óbito de Alexei Navalny, o principal adversário do presidente Vladimir que faleceu na prisão há uma semana, foi entregue à sua família. O documento aponta para “causas naturais” como a causa da morte. A notícia foi compartilhada por sua mãe, Lyudmila Ivanovna, na quinta-feira, dia 22.

Ivanovna revelou em um vídeo no YouTube que foi levada “secretamente” ao necrotério para ver o corpo de seu filho. Ela também declarou que o governo russo estaria pressionando-a a realizar um funeral “secreto”.

“Não quero nenhuma condição especial”, disse. “Só quero que tudo seja feito de acordo com a lei. Exijo que meu filho seja entregue imediatamente para mim.”

Na sexta-feira, 16, o corpo de Navalny foi transportado para Salekhard, uma cidade russa no Círculo Ártico, próxima à colônia penal onde o ativista faleceu.

A mãe de Navalny relatou ter assinado o atestado de óbito de seu filho, apenas aguardando agora a liberação do corpo.

“Os investigadores alegam que sabem a causa da morte”, disse. “Eles têm todos os documentos médicos e legais prontos, que eu vi, e assinei o atestado de óbito médico.”

A equipe de Navalny atribuiu ao governo russo a acusação de assassinar o crítico de Putin.

No ano de 2020, o ativista, que exercia também a profissão de advogado e atuava como ativista, sofreu um envenenamento na prisão que quase lhe custou a vida, em um suposto atentado que seus seguidores atribuíram ao presidente da Rússia.

Relembre a morte de Navalny

A notícia do falecimento de Navalny foi divulgada pelo serviço penitenciário do distrito de Yamalo-Nenets, na Sibéria, na Rússia, onde ele estava cumprindo sua sentença, em 16 de fevereiro.

O ativista teria se sentido mal e “perdido a consciência quase imediatamente” depois de fazer uma caminhada, conforme as autoridades russas. As informações são da Revista Oeste.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *