Lira Veta Indicação De Rodrigo Maia Para Vice Líder Da Oposição Lira Veta Indicação De Rodrigo Maia Para Vice Líder Da Oposição

Lira veta indicação de Rodrigo Maia para vice-líder da oposição

Presidente da Câmara afirmou que Maia precisa estar filiado a um partido de oposição para ocupar o posto

O presidente da Câmara dos Deputados, (PP-AL), vetou a indicação do ex-presidente da Casa, Rodrigo Maia (Sem Partido-RJ), para a vice-liderança da oposição. Como justificativa, Lira afirmou que o fato de Maia não pertencer a nenhum partido inviabiliza a decisão.

O argumento usado por Lira para negar a indicação do ex-presidente da Câmara foi embasado em uma decisão do próprio Maia, de 2018. Segundo esse entendimento, para fazer parte da vice-liderança da oposição, há necessidade de ser de um partido que expresse posição contrária ao governo. O nome de Maia chegou a aparecer no site da Câmara como vice-líder, mas já foi retirado.

A decisão de Lira aponta que uma indicação como a de Maia está sujeita às mesmas disposições que a liderança da minoria. Uma delas, por exemplo, é a de que os vice-líderes sejam escolhidos entre partidos de oposição ao governo federal. Como Maia não tem partido, ele não poderia ocupar a posição.

A vice-liderança da oposição daria a Rodrigo Maia alguns benefícios, superando algumas limitações que ele enfrenta hoje por estar sem partido. Maia atualmente não tem, por exemplo, garantia de tempo de fala em plenário durante votações.


Arthur Lira: Tramitação do Auxílio Brasil na Câmara será rápida

Moraes, Maia e vice de Doria são flagrados em reunião não oficial

Roberto Jefferson é preso pela PF após determinação de Moraes

Ricardo Barros: CPI “é um circo que tenta desgastar o governo”


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *