Lula descarta intervenção federal na segurança nos estados
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (27) que não haverá intervenção federal na área de segurança nos estados. “Enquanto eu for presidente, não tem GLO [Garantia da Lei e da Ordem]. Nós vamos ajudar. Nem a PF tem que fazer o papel da polícia do estado”, disse o presidente.
Lula também disse que tem uma boa relação com as Forças Armadas. “Militar não é melhor que civil, e civil não é melhor que militar. O que nós queremos é que as Forças Armadas cumpram a sua missão constitucional”, afirmou.
“Enquanto eu for presidente, não tem GLO [Garantia da Lei e da Ordem]. Nós vamos ajudar. Nem a PF tem que fazer o papel da polícia do estado”, disse o presidente. “Eu não quero as Forças Armadas nas favelas brigando com bandido. Eu não quero isso”, afirmou.
“Militar não é melhor que civil, e civil não é melhor que militar. O que nós queremos é que as Forças Armadas cumpram a sua missão constitucional”, disse. “O que aconteceu no 8 de Janeiro foi um desvio por conta de um governante que sabia tudo, menos governar. Não tinha nada de republicano na cabeça dele”, prosseguiu. “O militar tem uma escolha. Ele quer ser político, sai e vira político. Vamos garantir isso. Forças Armadas têm uma missão nobre. […] Não podemos julgar as Forças Armadas pelo 8 de Janeiro. Quero recuperar as instituições do país”, complementou.
O presidente disse que o encontro com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, na próxima segunda-feira (30), será para discutir a atuação do governo federal na crise de segurança no estado do Rio de Janeiro.
Veja também

Rita Maria
24/11/2023 em 10:55 pm
Colocaram você nesse lugar para defender o povo brasileiro. Estão soltando os bandidos e o povo gica como? Você fez acordo com bandido, mas a população quer segurança. As FFAA são para colocar ordem no País. Que está desgovernado.
João Carlos De Lima
13/11/2023 em 6:08 pm
Se a população não se revoltar, seremos caçados por traficantes que ocupará o lugar das polícias. Todo o efetivo policial do País será substituído por esses traficantes.
Sebastião Ferreira Mattje
30/10/2023 em 1:57 pm
O o descongelado diz não me surpreende, afinal só fala o que não presta, o triste é saber que o alto comando concorda com ele. Esqueceram da missão de manter a ordem e a paz. INÚTEIS !!!
Ana
31/10/2023 em 8:33 pm
Alguém tem a esperança que o ex- presidiário permita ataque a seus “cumpanheiros”,que aplaudiram sua eleição de dentro da cadeia? Se eu tiver chance, prende as forças Armadas e solta os bandidos para serem sua guarda nacional. Aí ele vai se sentir muito seguro.
Rita Maria
24/11/2023 em 11:00 pm
Se as FFAA são para colocar ordem no Pais, que está uma bagunça. E defender o povo.
Francisco
29/10/2023 em 11:50 am
Causa náuseas ouvir o descondenado. Mente sem piscar. Mas, neste caso devo concordar c/ o descondenado, o exército de Caxias deve ser usado p/ a nobre e gloriosa missão de pintar meio-fio e distribuir cachorro-quente p/ PTralhas.
FATIMA REGINA PRIMO DOS SANTOS
29/10/2023 em 7:51 am
Você falou tudo, amigo:BANDIDO NÃO VAI SER INCOMODADO. Pra papai Lule o combinado não sai caro…Foi promessa de campanha para os “cupinchas”.
Sirlei Oda
28/10/2023 em 12:36 pm
Lutar contra bandidos,está no currículo das FFAA,agora,obedecer BANDIDO,não. Se o Regime Militar tivesse acabado com toda essa gangue,estariamos 100% mais felizes.
Leonilda de Souza
02/11/2023 em 12:24 am
Bingo!
Luim
07/11/2023 em 8:57 pm
Os presidiários fizeram uma festa, cantaram e vibraram quando se anunciou a vitória nas urnas, do Lule. A identificação é notória. Ambos os lados se merecem. Bandido apoia bandido. É bom lembrar que o Nine não foi inocentado nos tribunais. Apenas foi alegado que o julgamento do Nine não poderia ter ocorrido em Curitiba e sim, em Brasília. E assim, nos temos um bandido na presidência.
Rafael Vieira
28/10/2023 em 11:25 am
NÃO TEM COMO COMBATER OS BANDIDOS E OS LADRÕES EM UM PAÍS ONDE O ALI BABÁ É O PRESIDENTE!!!!!!!!!!
Eliezer de Oliveira Filho
28/10/2023 em 4:38 am
O lula sempre falou mal dos militares. Agora vem com esse papo furado. Se as forças armadas tivessem cumprido o seu papel, a coisa poderia estar diferente. Mas, em todo caso, a bandidagem agradece, viu.
Grace Grunberg
27/10/2023 em 8:52 pm
Alguém entendeu o que ele falou? Bandido não vai ser incomodado? E o que acontece com a população do Rio Janeiro, Bahia, Fortaleza?
FATIMA REGINA PRIMO DOS SANTOS
29/10/2023 em 7:50 am
Você falou tudo, amigo:BANDIDO NÃO VAI SER INCOMODADO. Pra papai Lule o combinado não sai caro…Foi promessa de campanha para os “cupinchas”.
Leonilda de Souza
02/11/2023 em 12:28 am
A população tem que ser desarmada ou ir fazer curso prá canário!