Ex Presidente Dilma Rousseff Ex Presidente Dilma Rousseff

Lula quer mandar Dilma para China

Governo pretende tirar atual presidente do banco dos Brics para acomodar a petista

O presidente Luiz Inácio da Silva busca maneiras de acomodar Rousseff no . Uma saída é mandá-la à . Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, publicada nesta quarta-feira, 8, Lula pretende dar a ela o cargo de presidente do banco do Brics, grupo de países que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A sede da instituição fica em Xangai.

Para a manobra dar certo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está articulando a demissão do atual chefe do banco. Marcos Troyjo está no cargo desde 2020 e tem um mandato de cinco anos. O economista foi indicado em 2020 pelo ex-ministro Paulo Guedes.

Ainda conforme a reportagem, o ministro de Lula tenta convencer Troyjo a renunciar ao cargo. Diante de um impasse, o governo brasileiro seria obrigado a forçar a sua saída, propondo a destituição aos demais países. Desse modo, poderia indicar Dilma ao posto.

O banco do Brics conta com capital inicial de US$ 50 bilhões e capital autorizado de US$ 100 bilhões e tem como principal objetivo apoiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável, públicos ou privados, nos países do Brics e em outras economias emergentes.

A assessoria da ex-presidente Dilma informou que ela define as informações sobre sua eventual nova missão como “meras especulações”. As informações são da Revista Oeste.


Veja também

  1. Mui amigo esse Ten Finger’s (agora). Vai despachar para bem longe, e se possível até o final de seus dias, só assim se livra definitivamente desta criatura, que terá tempo suficiente para aprender o “mandarim”.
    Haddad, Mercadante e Dilma, eu pensei que queriam destruir só o Brasil, mas os tentáculos desse molusco estão longe demais. Ainda bem que terá uma interlocutora do governo para negociar com o Xi Jim Pin, o resto é mole, Russia, India e Africa. Quem sabe, coloca em prática em parceria com os inventores da praga do século, seu projeto futurístico de “estocar o vento”, espaço terá bastante para captação de matéria prima, mas muito poluida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *