Soldados Israelenses Soldados Israelenses

Mercado mundial se prepara para consequências das tensões no Oriente Médio

Investidores esperam para ver se o conflito atrai outros países, com potencial para aumentar ainda mais os preços do petróleo

A batalha entre e o Hamas despertou maior interesse nos perigos geopolíticos em relação aos mercados financeiros, enquanto os investidores aguardam para ver se o confronto atrairá a participação de outras nações, o que poderia resultar em um aumento adicional nos preços do petróleo e ter um impacto negativo na economia global.

No domingo, Benjamin Netanyahu, o líder de Israel, fez a promessa de acabar com o Hamas, enquanto suas forças militares se preparavam para realizar operações terrestres em Gaza. O grupo militante havia surpreendido o país com seus ataques mortais em cidades fronteiriças israelenses.

Na sexta-feira (13), houve um aumento de quase 6% nos preços do petróleo, devido à expectativa de um possível conflito mais abrangente no . A reação a esses acontecimentos será provavelmente observada quando as negociações de petróleo começarem na Ásia no final do domingo.

“Parece que estamos caminhando para uma invasão terrestre maciça de Gaza e uma perda de vidas em grande escala”, disse Ben Cahill, membro sênior do Programa de Segurança Energética e Mudança Climática do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (Csis). “Sempre que houver um conflito nessa escala, haverá uma reação do mercado.”

Na semana passada, o mercado teve uma reação relativamente discreta, apesar de ter havido um impacto significativo no shekel, a moeda de Israel.

“Não tenho ideia se os mercados continuarão relativamente bem-comportados”, disse Erik Nielsen, consultor econômico-chefe do grupo UniCredit. “Quase certamente depende se esse último conflito permanecerá localizado ou se ele se transformará em uma guerra mais ampla no Médio.”

Na sexta-feira, houve uma queda de 0,5% no índice S&P 500. Houve um aumento na demanda por ativos considerados seguros, com o preço do ouro subindo mais de 3% e o dólar dos EUA alcançando a maior valorização em sete dias.

De acordo com Bernard Baumohl, economista-chefe global do The Economic Outlook Group em Princeton, Nova Jersey, um aumento no conflito resultaria em um aumento significativo na inflação e nas taxas de juros em nível global.

No entanto, mesmo que a inflação e as taxas de juros em outros países provavelmente aumentem nessa situação desfavorável, os podem ser uma exceção. Isso ocorre porque investidores estrangeiros geralmente investem seu capital no país, visto como um local seguro, durante crises globais, conforme apontado por Baumohl.

“As taxas de juros podem cair”, disse ele. “Espere que o dólar se fortaleça.”

Segundo economistas europeus, é improvável que a taxa do Banco Central Europeu seja elevada novamente.

A disputa entre o Hamas, grupo islâmico, e Israel é um dos principais riscos geopolíticos para os mercados de petróleo desde a invasão russa na Ucrânia em 2020.

“Se a guerra da Ucrânia nos ensinou alguma coisa, é que não devemos subestimar o efeito da geopolítica”, disse o economista para a do Nomura, George Moran, no podcast do banco sobre a semana que se inicia.

A Chevron suspendeu as exportações de gás natural por um gasoduto entre Israel e o Egito, o que pode ter impacto em outros mercados de energia.

Analistas afirmam que o aumento dos preços do petróleo não terá um impacto significativo no preço do gás nos EUA ou nos gastos dos consumidores.

No entanto, é preciso monitorar a situação, disse Jack Ablin, diretor de investimentos da Cresset Capital.

“Se, de repente, a produção de petróleo for cortada ou o transporte de petróleo for interrompido, isso certamente criará problemas não apenas para as economias, mas também para os mercados”, disse ele.

Ablin afirmou que o petróleo, as ações de empresas do setor petrolífero, as mercadorias em geral e especialmente o ouro podem ser utilizados como meios de proteção efetivos para os investidores. As informações são da Reuters.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *