A Impressão Digital Que Você Não Tinha Ideia é Anexada A Cada Foto Que Você Tira A Impressão Digital Que Você Não Tinha Ideia é Anexada A Cada Foto Que Você Tira

Metadados: a impressão digital que você não tinha ideia é anexada a cada foto que você tira

A impressão digital escondida dentro de suas fotos

Em uma época em que todos andam por aí carregando um GPS / supercomputador portátil em seus bolsos, não deve ser surpresa que os dados de localização podem ajudar a rastreá-lo em quase qualquer ponto do dia.

Mas, embora isso possa ser esperado, uma maneira pela qual as pessoas podem não saber que estão oferecendo informações é por meio de fotos.

Esse foi o tema de um novo relatório da BBC, que investigou exatamente quanta informação as pessoas estão oferecendo com seus metadados de fotos – a “impressão digital” que é anexada a cada foto digital que você tira.

Os metadados se tornaram uma questão nacional quando comparações de duas fotos do ex-presidente Trump no Walter Reed Medical Center foram examinadas de perto para tentar determinar se foram encenadas ou não, observa a BBC. Os metadados também levaram as autoridades a deter John McAfee em 2012, depois que dados de localização de uma fotografia revelaram que ele estava na Guatemala na época.

Esses dados “se infiltram automática e parasiticamente em cada foto que você tira”, observa a BBC. E embora não seja impossível se livrar dele, a maioria das pessoas nem percebe que está lá antes de compartilhar amplamente suas fotos nas redes sociais. E enquanto algumas plataformas removem informações confidenciais, como onde uma foto foi tirada, outras não.

A ferramenta se tornou útil para investigações policiais, que frequentemente a usam para colocar criminosos em uma cena. Mas os dados podem ser claramente uma ladeira escorregadia e ser usados ​​para propósitos nefastos também.

E, como observa a BBC, não são apenas os metadados ocultos em suas fotos. Eles também contêm um “identificador pessoal único que liga todas as imagens capturadas à câmera específica usada”. O relatório segue descrevendo como os sensores de imagem são exclusivos e como esses dados são armazenados:

Para entender o que é esse identificador, primeiro você precisa entender como uma foto é capturada. Central para cada câmera digital, incluindo aquelas dentro de smartphones, é seu sensor de imagem. Este é composto por uma grade de milhões de “photosites” de silício, que são cavidades que absorvem fótons (luz). Devido a um fenômeno conhecido como efeito fotoelétrico, a absorção de fótons faz com que um photosite ejete elétrons um pouco como um segurança de boate.

As diferentes sensibilidades dos photosites criam um tipo de marca d’água de imagem imperceptível. Embora não seja intencional, ele age como uma impressão digital, exclusiva do sensor da sua câmera, que é impressa em cada foto que você tira. Assim como os flocos de neve, não há dois sensores de imagem iguais.

A boa notícia, porém, é que os dados também podem ser usados ​​para ajudar a identificar fotos falsas. Isso pode ser útil em uma época em que até vídeos falsos,  quanto mais fotos falsas, estão começando a parecer perfeitos. Hany Farid, professor de engenharia elétrica e ciências da computação na Universidade da Califórnia, disse que a impressão digital de fotos pode “ter usos positivos e negativos”.

Jessica Fridrich, da Binghamton University, no estado de Nova York, por exemplo, patenteou uma técnica de impressão digital de fotos, que posteriormente “foi oficialmente aprovada para uso como evidência forense em processos judiciais nos Estados Unidos”.

E como evitar o envio de seus dados pessoais ao tentar tirar algumas fotos da família? A BBC observa que há muitas ferramentas – como EXIFTool – que podem ajudá-lo a acessar e limpar metadados.

Fonte: BBC


Spotify agora censura letras de músicas contendo ‘desinformação’ sobre Lockdown

Americanos vacinados contra COVID serão monitorados e rastreados pelo Google e pela Oracle nos próximos dois anos

Governo contrata seguro para eventos adversos de 2 vacinas

Israel Implementa Dispositivo De Rastreamento ‘Pulseira Da Liberdade’ Para Viajantes


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *