Milhares De Peruanos Vão às Ruas Exigir Renúncia De Pedro Castillo Milhares De Peruanos Vão às Ruas Exigir Renúncia De Pedro Castillo

Milhares de peruanos vão às ruas exigir renúncia de Pedro Castillo

A manifestação foi batizada de ‘Reacciona Perú”

Seguindo em direção à capital Lima, as pessoas carregavam a bandeira nacional do país verticalmente com cartazes e slogans contra o governo. A manifestação foi batizada de ‘ Reacts’, informou a Reuters.

Uma das manifestantes, Maria del Pilar Blancas, disse: “Venho pelos meus filhos, pelos meus netos, porque este governo está se tornando um inferno. Eles querem que nos tornemos mais uma Venezuela”.

Várias fotos e vídeos televisionados por canais locais e estaduais protestos semelhantes também foram realizados em outras cidades do país, como Arequipa, Chiclayo, Cusco e Trujillo.

Um dos organizadores da marcha disse que as pessoas veem um governo envolvido em corrupção e o Congresso não reage.

O presidente que assumiu o cargo no ano passado em julho está sob investigação por acusações de corrupção. Ele já sobreviveu a duas tentativas de impeachment.

Os líderes da oposição buscam um novo julgamento contra o presidente, embora não obtenha apoio suficiente.

A oposição de direita espera que uma queixa constitucional contra o presidente de esquerda apresentada ao Congresso em outubro pelo procurador-geral resulte em sua destituição do cargo.

O presidente de esquerda chamou as pessoas que se opõem a ele ou ao seu governo de “reacionárias” e “inimigas do povo”.

“Venho à marcha para tirar esse homem corrupto. Castillo deve sair, é para isso que serve essa marcha, para tirá-lo”, disse a manifestante Nancy Huarcaya à Agence France-Presse (AFP).

“Estamos aqui representando milhões de peruanos. O Peru não aguenta mais. Estamos à beira do precipício, economicamente tudo estagnou”, disse à AFP Carola Suarez, segurando uma bandeira peruana.

Manifestações semelhantes convocadas por grupos políticos e associações civis ocorreram em outras cidades do país, duas semanas antes da chegada de uma delegação da Organização dos Estados Americanos para “analisar” a crise política.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *