Anielle Franco Anielle Franco

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, atribui chuvas intensas no Rio a “racismo ambiental”

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, identifica racismo em termos comuns e gera debate nas redes sociais

“Estou acompanhando os efeitos da chuva de ontem nos municípios do Rio e o estado de alerta com as iminentes tragédias, fruto também dos efeitos do racismo ambiental e climático”, disse Anielle.

A ministra declarou também que pretende dialogar com o ministro das Cidades para compreender como o governo federal pode contribuir com os municípios afetados pelas chuvas.

“Por enquanto, se possível, o ideal é evitar o deslocamento”, acrescentou Anielle.

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, identifica racismo em termos comuns e gera debate nas redes sociais

Não é a primeira ocasião em que a ministra da Igualdade Racial se destaca nas redes sociais por apontar conotações racistas em diferentes temas. Em novembro de 2023, Anielle Franco declarou que expressões como “buraco negro” e o verbo “denegrir” eram vistos como racistas.

Entre os dias 13 e 14 de janeiro, o Rio de Janeiro foi atingido por fortes chuvas resultando na morte de oito pessoas. Além disso, uma mulher em Belford Roxo e uma criança em São João de Meriti estavam desaparecidas.

A chuva intensa causou inundações nas estradas e prejudicou o funcionamento de linhas de ônibus e metrô na região metropolitana do Rio. O subsolo do Hospital Ronaldo Gazolla, localizado na capital, ficou alagado e a energia foi cortada. Além disso, alguns exames e competições programados para este domingo foram suspensos.


  1. É por este é outros motivos que o país caminha para o precipício, competência; é o mínimo que se espera de uma ministra, ou ministro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *