Ministro Alexandre De Moraes, Do STF Ministro Alexandre De Moraes, Do STF

Ministros do STF pegaram carona em voos da FAB com 1º escalão de Lula

Alexandre de Moraes viajou duas vezes em voo oficiais com membros do governo federal

Pelo menos dois ministros – Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril – viajaram em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) junto com ministros do ex-presidente .

Segundo um artigo publicado na edição de domingo, 23, do jornal Folha de S.Paulo, os dados foram obtidos através da Lei de Acesso à Informação. A pesquisa também revela que, desde o início do ano, ministros do ex-presidente Lula permitiram que suas esposas viajassem com eles em voos da Força Aérea Brasileira em pelo menos 11 ocasiões.

De acordo com o relato da matéria, Alexandre de Moraes aproveitou a oportunidade de um voo que partiu de às 7h do dia 2 de maio. Ele fazia parte de um grupo de 29 passageiros. Não é mencionado na matéria qual ministro do governo Lula requisitou a aeronave. O decreto que estabelece as regras para o uso dos aviões da FAB permite apenas ao presidente do STF solicitar voos oficiais para deslocamentos a trabalho ou por questões de segurança.

De acordo com o jornal, Moraes utilizou novamente um avião da FAB como meio de transporte, dessa vez em um voo realizado em 16 de maio. Nesse caso, o pedido para o voo foi feito pelos ministros das Comunicações, Juscelino Filho, e de Portos e Aeroportos, Márcio França, partindo de São Paulo.

Ricardo Lewandowski, um outro ministro do STF, aproveitou a oportunidade de viajar com membros do governo Lula. No dia 10 de maio, um mês após sua aposentadoria no Supremo, ele embarcou em um voo solicitado pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. De acordo com a Folha, eles foram os únicos passageiros da aeronave.

O Ministério do Meio Ambiente afirmou ao jornal que “a vaga no voo foi solicitada diretamente à FAB pelo gabinete do então ministro do STF” e que “a Força Aérea indicou que havia assentos disponíveis na aeronave disponibilizada para o MMA”. Lewandowski e Moraes não responderam aos questionamentos do jornal.  As informações são da Revista Oeste.


Veja também

  1. Bom eu acho que dá carona a ministros de tribunal superior é qualquer coisa bem perto de inofensivo, já dá carona a 39kg de cocaina é bastante suspeito, não?

  2. Interessante, no governo anterior não houve tanto entra e sai em avioes da FAB levando ministros, esposas, membros do governo com membros do STF tudo junto misturado…tudo pago por nós ma, nes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *