Alexandre De Moraes, Ministro Do Supremo Tribunal Federal Alexandre De Moraes, Ministro Do Supremo Tribunal Federal

Moraes contraria PGR e mantém ‘prisão ilegal’ de manifestantes

A Defensoria Pública afirma que a prisão é ilegal, pois os presos são primários e a pena máxima é de apenas quatro anos

A Defensoria Pública da União (DPU) está questionando as decisões do ministro Alexandre de Moraes, do Tribunal Federal (STF), que mantêm na cadeia seis manifestantes presos em , em razão dos atos registrados em 8 de janeiro, quando os prédios da Praça dos Três Poderes foram invadidos e depredados.

O jornal O Estado de S. Paulo teve acesso aos habeas corpus ajuizados pela DPU em favor dos seis detidos, nos quais a PGR defendeu a liberdade dos acusados, mas Moraes alegou que eles representam ameaça por eventuais publicações nas redes sociais e manteve as prisões. Eles não têm acesso à internet no presídio, mas poderiam ter restrições ao uso de redes sociais se fossem soltos.

Seis manifestantes foram presos em Brasília acusados de incitação ao crime contra os Poderes constitucionais e associação criminosa, podendo receber pena máxima de três anos e meio. Se condenados, terão direito de cumprir a pena em regime aberto.

Entre as ilegalidades, a Defensoria afirma que a prisão preventiva dos manifestantes foi decretada de ofício, ou seja, sem o pedido do órgão responsável pela ação penal, que no caso é o Ministério Público Federal (MPF). Pelo Código de Processo Penal (CPP), um juiz não pode decretar preventiva de ofício, mas somente a pedido do órgão acusador (o Ministério Público).

Há outras duas ilegalidades na manutenção da prisão preventiva decretada de ofício, segundo a Defensoria Pública. Nos seis habeas corpus, o órgão sustenta que o CPP exige outros critérios para manter a prisão, como a vida pregressa dos acusados e a gravidade do crime, que se afere pelo tamanho da pena — a pena prevista deve ser superior a quatro anos. Nesses seis casos, todos os réus são primários, e, se condenados, a pena máxima será pouco superior a três anos.

Depois de ter denunciado essas pessoas, a PGR pediu que todos pudessem responder em liberdade, com restrições, como o uso de tornozeleira eletrônica, vedação de dialogar com outros réus e proibição de acesso a redes sociais, por exemplo.

Segundo o Estadão, porém, nas decisões de 16 de março, Moraes afirma que os manifestantes não podem ser libertados, porque usaram as redes para divulgar ou enaltecer as manifestações das quais participaram em Brasília. Além disso, Moraes usa trechos idênticos em todas as decisões, fazendo afirmações genéricas, o que é vedado pela legislação, considerando que cada conduta e a situação de cada réu devem ser individualizadas, e ele tem sido alvo de críticas.

De acordo com a reportagem, nesses acórdãos Moraes usou o mesmo fundamento fático para todos: “Considerando o fato de o investigado ter feito uso das redes sociais para divulgação dos atos antidemocráticos, mostra-se evidente a necessidade de manutenção da custódia cautelar para resguardar a ordem pública, mesmo não sendo o investigado apontado como um dos executores materiais.” E acrescenta: “O investigado, no dia dos atos criminosos, mesmo depois de detido, realizou postagens nas redes sociais, com desinformação a respeito das condições da detenção e com apologia da continuidade dos atos criminosos”.

Com a negativa de Moraes ao pedido da PGR, a DPU entrou com recurso (agravo), que ainda precisa ser colocado em pauta para julgamento, e impetrou os habeas corpus em favor dos manifestantes. As informações são da Revista Oeste.


Veja também

  1. E os Senadores, ou seria cena_dores, não fazem nada?
    Ponham o Rodrigo Patife p correr, depois peguem os das togas!

  2. Alexandre de Morais,esse cara comprou sua Diploma de Advogado porque sô da fóra cara Plagiou mentiu e grampeou a esposa de Temer eu não sei o que esse cara ainda esta fasendo no. STF sera que la sô tem DONKEY’S e ãntas 11. safados que deveria estar presos

  3. Continuam usando esse povo inocente como cobaia para intimidar o povo brasileiro de ir pras ruas reinvidicar seus direitos!

  4. A arrogância chegou ao extremo! Primeiro colocar um Luladrão na Presidência, todo sistema calado e aceitando tudo, Forças Armadas Covarde, STM COVARDE E CONGRESSO COVARDE. E o Povo pagando o preço de tudo isso calado, nunca pensei em ver o nosso País ser depredados e ver a Amazônia ser fatiada e distribuída pra Alemanha 🇩🇪, França 🇫🇷, Noruega 🇳🇴 entre outros Países do mundo, eu vivo dentro da Amazônia e vejo a covardia como o nosso Povo está sendo tratado. Bandos de covardes!

  5. ESSE MORAES, SÓ LEVA EM CONTA O QUE QUER. SOBRE O BANDO DE LULA, FINGE DE CEGO. ELE, DEVERIA SER RETIRADO DO BRASIL.IT PARA A KOREA DO NORTE VIVER COM ELES…AQUI É FÁCIL MANDAR, PREJUDICAR. MAS ELE ESQUECE QUE NÃO TEM VIDA ETERNA. VAI PAGAR….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *