Presidente Jair Bolsonaro Ao Lado Do Presidente Da Guiana, Mohamed Irfaan Ali Foto Alan Santos PR Presidente Jair Bolsonaro Ao Lado Do Presidente Da Guiana, Mohamed Irfaan Ali Foto Alan Santos PR

Na Guiana, Bolsonaro elogia a Petrobras e fala em cooperação

Presidente afirmou que o país “tem um grande futuro pela frente, em especial por seu potencial de petróleo e gás”

Após criticar a Petrobras em transmissão ao vivo nas redes sociais, o presidente da República, Jair , elogiou a empresa na declaração oficial após reunião fechada com o presidente da Guiana, Irfaan Ali, em Georgetown. O encontro aconteceu nesta sexta-feira (6).

– Na questão de óleo e gás temos uma gigante brasileira, chamada Petrobras, que cada vez se torna uma realidade para cooperar com a Guiana – explicou o presidente.

De acordo com Bolsonaro, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, debateu as possíveis cooperações “com muita profundidade”.

– A Guiana tem um grande futuro pela frente, em especial por seu potencial de petróleo e gás – ressaltou o presidente.

Na quinta-feira (5), Bolsonaro fez duras críticas à Petrobras ao apontar um lucro “criminoso” e inadmissível, que seria um “estupro” dos brasileiros afetados pela alta dos combustíveis. No mesmo momento, a companhia divulgava seu balanço com lucro líquido de R$ 44,5 bilhões no primeiro trimestre do ano.

Como mostrou reportagem do Estadão, o governo federal aposta nas reservas de petróleo e gás descobertas na Guiana para firmar parcerias com a Petrobras. O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, comentou à reportagem as apostas do Executivo nessa direção.

O presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, não integrou a comitiva. Um integrante do governo explicou a situação.

– Comitiva se altera a todo momento. O Ministério da Ciência e Tecnologia não estava previsto inicialmente e ontem decidiu-se incluir o ministro Alvim na comitiva – destacou.

No mesmo discurso após o encontro, Bolsonaro afirmou que a reunião foi “bastante produtiva” por seu estilo parecido ao do presidente local.

– Fiquei muito honrado de ser chamado de amigo, e a recíproca é verdadeira (…) Somos parceiros, brevemente frutos serão colhidos dessa nossa passagem – afirmou.

De acordo com Bolsonaro, os dois trataram de agricultura no encontro e a Guiana foi informada de que o Brasil quer se tornar um exportador de trigo nos próximos anos.

– Tecnologia desenvolvida pela Embrapa já é uma realidade em Roraima (…) Isso obviamente após a nossa visita será potencializado – disse o presidente, que aposta em mais investimentos brasileiros no país vizinho.

Ainda na declaração à imprensa, Bolsonaro reiterou também o interesse do país em obras de infraestrutura que possam ligar o país vizinho a Roraima, ainda isolada do sistema elétrico brasileiro.


Veja também

  1. A Petrobras em si subentende-se que deveras é uma coisa boa que o Brasil possui, o que está fora do eixo é essa péssima administração de pessoas mercenárias que visam lucros criminosos e abusivos, extorquindo o consumidor brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *