Ministro André Mendonça, Do Supremo Tribunal Federa Ministro André Mendonça, Do Supremo Tribunal Federa

‘Não queremos perseguição’, diz André Mendonça sobre julgamento de Bolsonaro no TSE

Ministro do STF afirmou que espera que ex-presidente tenha ‘julgamento justo’; corte decide se ele fica inelegível por oito anos

Na quarta-feira (28), o ministro do Tribunal Federal (STF), , expressou o seu desejo de que o ex-presidente Jair (PL) tenha um julgamento imparcial e sem qualquer forma de perseguição no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no processo que poderia resultar em sua inelegibilidade por oito anos. Mendonça é um substituto na corte eleitoral e não tem direito a voto na decisão. O relator do caso, ministro Benedito Gonçalves, emitiu seu voto na terça-feira (27), defendendo a perda dos direitos políticos de Bolsonaro.

Não acompanhei o julgamento. Vi rapidamente pela imprensa o voto numa direção prejudicial ao ex-presidente. O que espero é um julgamento justo. ANDRÉ MENDONÇA, MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

“Assim como não queremos perseguição para um lado, assim como se critica perseguição a certos atores políticos, não podemos, por conveniência ou circunstância, compactuarmos com atitudes que não garantam os mesmos direitos de defesa e de para quem não pensa ideologicamente como nós”, completou Mendonça, em conversa com a imprensa em Lisboa, em Portugal, onde participa de um evento jurídico.

O ministro foi indicado à Corte por Bolsonaro, em 2021. Antes disso, ele foi ministro da Justiça do governo do ex-presidente, após a saída de do cargo.

TSE decide se Bolsonaro fica inelegível

O julgamento no TSE foi interrompido na noite desta terça e deve ser retomado na quinta (29). A ação, que corre em sigilo, apura a conduta de Bolsonaro durante a reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada, em julho do ano passado. Na ocasião, o ex-presidente criticou as urnas eletrônicas e questionou o sistema de votação brasileiro.


Veja também

  1. Me desculpe lhe esclarecer, Ministro André Mendonça, mas a perseguição política ao nosso presidente já começou desde que ele AINDA era presidente! E neste processo especificamente, começou na própria instauração do processo, que não tem nada a ver com a verdade e que antes de começar já tinha seu final determinado. Infelizmente é assim que o nosso atual governo está agindo… 😢😢😢

  2. Nunes Marquez tem que pedir “vistas”,desobedecendo AM.
    É o mínimo que tem que fazer,para colocar essa Corte em credibilidade. Toda essa balbúrdia,devemos as nossas FFAA,que se acovardou.

  3. Não há dúvidas que a perseguição ocorrerá. O SUPREMO PASSOU A SER UMA CORTE SEM NENHUM TIPO DE CREDITO SUAS DECISÕES. Alguém precisa fazer algo.

  4. Ninguém que eu conheça quer perseguição, ao menos os com saúde mental.
    Mas uma coisa é o que queremos e outra coisa é o que o TSE vai fazer.
    Um ministro do supreme invediu as prerrogativas do presidente da república ao convocar os representantes de outros países e o que acontece com ele? Tá lá querendo tornar o presidente inelegível o que agiu conforme as determinações constitucionais do cargo.
    Esperar algo de bom desse supremo é como espremer um limão esperando suco de laranja.

  5. “espera que ele tenha julgamento justo”??????
    Com essa “corte” totalmente aparelhada?????? Tratem de pedir vista e enterrem esse processo ridículo que essa 3squ3rd4 m4ld1t4 está querendo fazer com o Presidente Bolsonaro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *