O Google aproveitou a oportunidade este ano para se gabar de seus esforços movidos a inteligência artificial para combater a “desinformação” da Covid-19.
O Google cancelou suas pegadinhas usuais do Dia da Mentira pelo segundo ano consecutivo, citando a gravidade da pandemia do coronavírus. Ele ainda vai comemorar o “dia internacional de verificação de fatos”, muito menos divertido, em 2 de abril.
“Com grande parte do mundo ainda às voltas com sérios desafios, sentimos que devemos parar novamente as piadas para o Dia da Mentira deste ano”, um memorando interno visto por vários sites de notícias de tecnologia na quarta-feira. No ano passado, a empresa também cancelou suas partidas planejadas “em respeito a todos aqueles que lutavam contra a pandemia Covid-19”.
O Google tem uma longa tradição de travessuras às vezes elaboradas do Dia da Mentira. É uma brincadeira ‘Mic Drop’ em 2016, por exemplo, adicionado um gif animado de um personagem Minion aos e-mails, uma brincadeira que saiu pela culatra quando os usuários acidentalmente enviaram a imagem ao lado de e-mails comerciais importantes. Outras partidas permitiam aos usuários jogar Pac-Man e Snake no Google Maps, anunciaram um aplicativo holandês que possibilitava a comunicação com tulipas e postaram uma lista de empregos para um engenheiro de cães.
Depois de cada festa, vem uma ressaca e 2 de abril marca o “Dia Internacional de Verificação de Fatos”, um dia idealizado em 2017 por jornalistas e acadêmicos da London School of Economics. O Google aproveitou a oportunidade este ano para se gabar de seus esforços movidos a inteligência artificial para combater a “desinformação” da Covid-19 .
A gigante da tecnologia também anunciou que contribuiria com US $ 29 milhões para criar um fundo em toda a UE para “combater a desinformação e apoiar a verificação de fatos”. Em uma postagem de blog, ele disse que deseja recrutar acadêmicos e organizações sem fins lucrativos para “acessar informações precisas e separar fatos da ficção”.
Nos EUA, o público em geral não confia na mídia para verificar os fatos políticos, enquanto 70% dos republicanos acreditam que a verificação dos fatos favorece o outro lado.
Fonte: Google
Outro epidemiologista denuncia a “fraude” do “verificador de fatos” do Facebook
O ex-verificador de fatos do Facebook revela que a Rede social está sendo usada como uma arma para forçar o cumprimento do comunismo global e do marxismo médico
Testes de COVID negativos para venda estão inundando a Deep Web
Apesar do sucesso da vacinação, Hungria bate recorde diário de mortes por COVID
Veja também
