Lula Lula

Pesquisa Ipec comprova cenário desanimador para Governo Lula

Nova pesquisa Ipec mostra cenário desafiador para o governo de Lula

Cerca de dois meses depois da pesquisa do Ipec apontar que a avaliação positiva (a combinação de “ótimo e bom”) do do presidente Luiz Inácio da Silva (PT) teve uma queda de cinco pontos percentuais, uma nova pesquisa do instituto, divulgada neste domingo (21/4), revela que o cenário ainda é desafiante para a administração de Lula. A fonte dessas informações é o Poder 360.

O Ipec indica uma queda na popularidade do governo Lula, além de mostrar que apenas uma das oito áreas de atuação, a “educação”, recebe mais avaliações positivas do que negativas. A forma como o controle da inflação, as políticas de saúde e segurança pública estão sendo conduzidas, gerou preocupação e insatisfação na população. Essas informações foram reportadas pelo jornal O Globo.

Em relação ao “controle da inflação”, um forte descontentamento foi expresso pela população. Segundo 46% dos entrevistados, a performance do Palácio do Planalto é ruim ou péssima nesse quesito. Diante da constante elevação dos preços dos alimentos, somente 23% dos entrevistados consideram o controle da inflação como bom ou ótimo, enquanto 27% classificam como regular.

No setor de saúde, onde o país luta contra a mais grave epidemia de dengue já registrada, com 1.256 óbitos em 2024, 42% dos brasileiros classificam a administração de Lula como ruim ou péssima; 30% a avaliam como regular; e 29% consideram-na boa ou excelente.

No que tange à “segurança pública”, a estatística se assemelha: 42% dos participantes da pesquisa declararam que a administração de Lula nesse setor é ruim ou péssima; 28% a veem como regular; e 27% a avaliam como boa ou ótima.

Em relação à educação, a administração governamental recebeu uma classificação de 38% como boa ou ótima, enquanto 31% a avaliaram como ruim ou péssima. Adicionalmente, 28% classificaram o desempenho nesse setor como regular.

O Ipec conduziu uma pesquisa com 2 mil eleitores em 129 municípios no período de 4 a 8 de abril para realizar o levantamento. É importante notar que a margem de erro é de dois pontos percentuais, podendo variar para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.


Veja também

  1. Deve ser frustrante pra vcs fazerem uma manchete dizendo que o governo LULADRÃO está desesperado com o resultado da pesquisa Ipec de 21/04/2024 e dentro da matéria vcs mudam a palavra para desafiador e depois desanimador.
    É melhor ser frouxo do que ser preso pelo fdp do Alexandre Demôniorais né?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *