Vice PGR Lindôra Araújo Vice PGR Lindôra Araújo

PGR aciona STF contra Google e Telegram

Procuradoria quer investigar diretores das big techs

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu nesta quinta-feira, 11, ao Tribunal Federal (STF) a abertura de uma investigação contra e . Segundo a PGR, as plataformas fizeram campanhas contra o 2630, chamado de Projeto da Censura.

A notícia-crime contra as big techs foi apresentada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Ao acionar a PGR, Lira justificou que as duas companhias têm realizado “contundente e abusiva ação” contra a aprovação do PL.

O pedido para investigação é assinado pela vice-procuradora-geral da República Lindôra Araújo. Ela sugere como primeiras medidas a intimação de executivos das empresas e uma perícia em todas as publicações contra o projeto de lei impulsionadas por iniciativa das próprias plataformas.

“O cenário fático narrado aponta para a existência de elementos de informações mínimos da prática de conduta delituosa que fundamentam a possibilidade de instauração de procedimento de investigação sob a supervisão do Supremo Tribunal Federal”, escreveu.

O caso deve ser decidido pelo ministro Alexandre de Moraes.

Google

No começo do mês, o Google inseriu um link na página inicial do buscador direcionando o internauta para um artigo contra o projeto. O documento, intitulado “O PL das pode aumentar a confusão sobre o que é verdade ou mentira no Brasil”, foi assinado por Marcelo Lacerda, diretor de Relações Governamentais e Políticas Públicas do Google no Brasil.

Telegram

Na terça-feira 9, a empresa encaminhou uma mensagem aos usuários do serviço informando que o projeto de lei “matará a internet no Brasil”. O texto fala que a democracia está sob ataque, e que caso o projeto seja aprovado, a plataforma pode deixar o país.

A mensagem foi apagada ontem após decisão do ministro Alexandre de Moraes, que ameaçou suspender o app em todo o território nacional, por 72 horas, caso a big tech não retirasse de sua plataforma o texto considerado “desinformação”. As informações são da Revista Oeste.


Veja também

  1. E a Rede Globo não fez Campanha a favor do Projeto abertamente? Porque não pode fazer campanha contra ? Tente me explicar esta lógica.

  2. o que? o Lira aderiu à patifaria? não é de se espantar, dada a sua trajetoria. Os alagoanos precisam ter mais cuidado p evitar Collors, Calheiros, Liras, etc

  3. Será que as big tech estão tão erradas, o benefício a globo, não torna desigual? Mais investigar é o caminho mesmo, as big tech, terão oportunidade de mostrar de forma clara suas preocupações e o juiz do caso, com imparcialidade fará justiça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *