Manifestantes Invadem Residência Presidencial No Sri Lanka Foto EFEEPACHAMILA KARUNARATHNE Manifestantes Invadem Residência Presidencial No Sri Lanka Foto EFEEPACHAMILA KARUNARATHNE

População do Sri Lanka invade casa do presidente, que foge

Manifestantes pedem a renúncia do presidente Gotabaya Rajapaksa em meio a crise

Manifestantes invadiram neste sáado (9) a residência oficial do presidente do Sri Lanka, Gotabaya Rajapaksa, em Colombo. Segundo agências de notícias, eles pedem a renúncia do presidente em meio a crise econômica que o país enfrenta. Rajapaksa já não estava na residência oficial desde ontem, por motivos de segurança.

Os manifestantes arrombaram os portões em outros prédios do governo, como a secretaria presidencial e do Ministério das Finanças. Militares e policiais tentaram impedir que os manifestantes entrassem nos edifícios, mas não conseguiram.

O primeiro-ministro Ranil Wickremesinghe convocou uma reunião de emergência dos líderes do partido para discutir a situação e chegar a uma resolução rápida. Ele pediu ao presidente para convocar o Parlamento, de acordo com um comunicado. Wickremesinghe também foi transferido para um local seguro.

A polícia do país havia imposto um toque de recolher em Colombo e em outras áreas urbanas da cidade na sexta (8) à noite, mas retirou neste sábado, em meio a objeções de advogados e políticos da oposição, que a chamaram de ilegal.

A embaixadora dos no Sri Lanka, Julie Chung, pediu que as pessoas protestassem pacificamente e que os militares e a polícia” dessem espaço para que eles pudessem se manifestar com segurança”.

– O caos e a força não vão consertar a economia ou trazer a estabilidade política que os cingaleses precisam agora – disse Chung em um tweet.

No mês passado, Wickremesinghe, afirmou que a economia do país entrou em colapso. Ele disse que as negociações com o Fundo Monetário Internacional (FMI) são complexas porque o país estaria falido.

Em abril, o Sri Lanka anunciou que estava suspendendo o pagamento de empréstimos estrangeiros devido a uma escassez dessas moedas. A dívida externa total do país é de US$ 51 bilhões, com previsão de crescimento de mais de US$ 28 bilhões até o final de 2027.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *