Projeto De Lei Quer Derrubar Expressão ‘marido E Mulher’ Em União Civil Projeto De Lei Quer Derrubar Expressão ‘marido E Mulher’ Em União Civil

Projeto de lei quer fim do termo ‘marido e mulher’ no casamento civil

Proposta é de autoria da deputada federal Natália Bonavide

Segundo a plataforma Universa, do UOL, um projeto de lei (PL) quer alterar um artigo do Código Civil, que prevê a utilização da expressão “marido e mulher” na cerimônia de casamento civil. A proposta foi apresentada, recentemente, à Câmara dos Deputados.

O projeto é de autoria da deputada federal Natália Bonavides (PT-RN). Ela defende que o objetivo é tornar as cerimônias mais igualitárias.

– A realidade nos mostra que não dá para contar apenas com o bom senso do celebrante. Recebemos diversos relatos de casais que, no momento da cerimônia, tiveram que ouvir os termos previstos no código civil. Na ocasião, o cartório informou que se não seguisse esse rito, o casamento poderia ser anulado. Há cartórios que usam a desculpa da lei para violentar casais LGBTQIA+ em um momento que deveria ser de alegria. A nossa PL quer alterar a frase do código civil para uma sentença neutra, sem nenhum risco de violentar casais do mesmo sexo. Estamos propondo que a presidência da cerimônia passe a dizer ‘firmado o casamento’ ao invés de ‘vos declaro marido e mulher – disse a parlamentar ao Universa.

Ela quer alterar o artigo 1.535 do Código Civil, que diz: “De acordo com a vontade que ambos acabais de afirmar perante mim, de vos receberdes por marido e mulher, eu, em nome da lei, vos declaro casados”.

Ainda de acordo com o Universa, o projeto da deputada “aguarda a decisão de Arthur Lira, presidente da Câmara, para definir por quais comissões o relatório deverá passar e se a proposta precisa ou não passar pelo plenário do Congresso”.


Absurdo: Entidade LGBT pede que termos ‘pai’ e ‘mãe’ deixem formulários

Após repercussão, Sesc cancela curso sobre “infância LGBTQIA+”

Pr. Silas: ‘Mendonça deu cama de gato ao defender casamento gay’

Bolsonaro: “A Anvisa quer fechar o espaço aéreo de novo, p****”


Veja também

  1. O Clodovil tinha razão para que tantos deputados só o que tem é gente desocupada desperdiçando o dinheiro dos impostos do cidadão.
    Ou é falta do que fazer ou pura e simples estupidez mesmo.

    Depois do a cada mulher morta duas são negras, ou a meia culpa e a culpa inteira… não dá para esperar muito desse congresso não

    E olha que tem cota, não é assim vai apresentando qq coisa, se isso era o melhor que o partido tinha, tem que demitir todos mesmo.

  2. Muito bizarro tudo isso.
    Uma minoria querer que a maioria se adapte a eles.
    Será que estes amebas não teem espelho em casa. Casal é macho e fêmea, dois cara ou duas fêmeas é dupla. Vão criar um tico de vergonha na cara seus inúteis💩🤢🤮😡🤬👹

  3. Mas é o tal negócio. Não tem nada para fazer, não sabem como incomodar as pessoas e criar problemas onde não existe e “inventar” problemas para vender soluções… O código civil antecede a criação desta sopa de letras que querem fazer do gênero humano, vegetal e animal, pois masculino e feminino existe em todos os seres, desde uma ostra, caranguejo, plancton, flor, frutas ou espécies animais… Vão ler um bom livro, fazer tricô ou correr na praia. Não fiquem mudando as leis de Deus e dos homens.

  4. Mas é o tal negócio. Não tem nada para fazer, não sabem como incomodar as pessoas e criar problemas onde não existe e “inventar” problemas para vender soluções… O codigo civil antecede a criação desta sopa de letras que querem fazer do gênero humano, vegetal e animal, pois masculio e feminino existe em todos os seres, desde uma ostra, caranguejo, plancton, flor, frutas ou espécies animais… Vão ler um bom livro, fazer tricô ou correr na praia. Não fiquem mudando as leis de Deus e dos homens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *