Lula Exonerou Alessandro Moretti, Diretor Adjunto Da Abin Lula Exonerou Alessandro Moretti, Diretor Adjunto Da Abin

Relatório da Abin atribui responsabilidade ao governo Lula pelo 8 de janeiro

O documento foi redigido por Alessandro Moretti, que acabou sendo demitido

Na última terça-feira, dia 30, o presidente (PT) demitiu Alessandro Moretti, diretor-adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), possivelmente por intervenção do então ministro da , Flávio Dino. De acordo com uma reportagem publicada no site da revista Veja na segunda-feira, dia 5, Moretti causou desconforto no governo no auge das investigações da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do dia 8 de janeiro.

O segundo na hierarquia da Abin apresentou um relatório que poderia trazer problemas para o governo. O documento apontava responsabilidades ao Ministério da Justiça e ao chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias, pelos atos de vandalismo contra as sedes dos Três Poderes.

No fim das contas, tanto o relatório quanto o seu autor foram descartados.

“Desde o início do governo Lula (PT), Abin é fonte de intriga e desconfiança”,  afirma o texto da Veja.

Medo de espionagem

A reportagem também mostra as manobras do Executivo dentro do órgão federal para isolar agentes de inteligência. Os petistas estariam com medo de sofrer espionagem.

Segundo a matéria, o clima de desconfiança entre o governo e alguns agentes começou logo após a eleição presidencial. Cumprindo ordens de seu diretor-geral, Andrei Rodrigues, a Polícia Federal (PF) teria isolado os servidores da agência.

O governo do PT bloqueou o acesso de um grupo de agentes à sede do governo de transição. Outra medida foi alterar a rede de internet e recusar os computadores fornecidos pelo órgão.

Isso porque, na gestão anterior, os agentes de inteligência tinham vínculos com o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), sob o comando do general Augusto Heleno.

Esse fato também explicaria a decisão de Lula, em março, de transferir a Abin para a Casa Civil. As informações são da Revista Oeste.


Veja também

  1. Comentários estapafúrdios, resposta sensata: tudo foi público e notório, Lularápio viajou para Araraquara,exatamente pra que fosse isento de culpa,ou alguém com dois neurônios, acreditaria que esse energúmeno “presidente” é inocente?
    Estamos a caminho de uma guerra Civil ,contra fatos….

  2. Onde estão as datas dos artigos? Artigo sem data fica com a credibilidade diminuída. O Contra Fatos era melhor antes das modificações que vocês fizeram?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *