Governador Do Rio De Janeiro, Cláudio Castro Foto Tomaz SilvaAgência Brasil Governador Do Rio De Janeiro, Cláudio Castro Foto Tomaz SilvaAgência Brasil

Rio fecha acordo com União sobre plano de recuperação fiscal

“É um grande passo para equilíbrio das contas”, disse governador

O estado do Rio de Janeiro formalizou acordo para continuar no Regime de Recuperação Fiscal. A informação foi divulgada nesta terça-feira (21) pelo governador Cláudio Castro.

– Depois de dois anos trabalhando pessoalmente nesta pauta, anuncio com satisfação que conseguimos avançar e solucionar todos os pontos que estavam sendo discutidos. A Procuradoria Geral do Estado e a Advocacia-Geral da União acabam de informar ao Tribunal Federal a formalização do acordo que garante a adesão definitiva do RJ ao regime. É um grande passo para o equilíbrio das contas estaduais nos próximos 10 anos – escreveu Castro, em sua conta no Twitter.

Na segunda-feira (20,) terminou prazo para o governo estadual apresentar nova proposta para o Plano de Recuperação Fiscal com os devidos ajustes. O prazo foi concedido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli.

Representantes da Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ) se reuniram ontem com membros da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), vinculado ao Ministério da Economia, para buscar um acordo.

Desde 2017, o estado do Rio está no Regime de Recuperação Fiscal, que prevê a suspensão do pagamento das parcelas da dívida do estado com a União em troca de medidas de ajuste fiscal, como corte de gastos, congelamento de salários de servidores e privatizações locais. Apenas nos três primeiros anos de vigência, o estado deixou de pagar R$ 92 bilhões à União.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *