Secretaria Do Ministerio Da Saude Secretaria Do Ministerio Da Saude

Secretária antidengue do Ministério da Saúde viajou de férias ao exterior em meio à epidemia

Ethel Maciel passou um mês afastada enquanto doença avançava no Brasil

A secretária responsável pelo combate à doença, Ethel Maciel, tem sido criticada por tirar férias durante a pior epidemia de dengue na história do Brasil, com a autorização da ministra da , Nísia Trindade. Maciel, que é epidemiologista e titular da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), passou o mês de janeiro afastada, compartilhando partes de sua viagem nas redes sociais.

“Despeço de 2023 com gratidão”, postou Ethel em seu perfil, no dia 1° de janeiro. “Com as energias do hinduísmo e do budismo abraço 2024 e desejo muita sabedoria para atravessarmos os desafios que nos esperam”, completou.

Confira o post da secretária no Instagram:

O que disse o Ministério da Saúde

A pasta emitiu uma nota ao jornal O Estado de S. Paulo explicando que, durante as férias da secretária do , Ethel foi “devidamente substituída”. Também afirmou que durante esse tempo “garantiu a continuidade e o monitoramento das ações planejadas”.

Ainda no comunicado, o ministério afirmou que “quase todos os departamentos da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente atuam nas atividades relacionadas ao enfrentamento à dengue”.

Além disso, a pasta informou que conta com uma equipe de 407 profissionais que “atuam intensamente no planejamento, organização, coordenação e controle das medidas contra a dengue nos departamentos de Emergências, de Imunizações e de Transmissíveis”.

Brasil registra recorde de mortes por dengue em 2024

Em 2024, o Brasil contabilizou 1.116 óbitos causados por dengue, representando o maior índice de infecções desde o início da coleta de dados em 2000, conforme a série histórica. A última atualização do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde revela que mais de 1,8 mil mortes ainda estão sob investigação. O recorde anterior foi registrado em 2023, com 1.094 mortes, conforme informações da pasta.

Quanto ao total de casos da enfermidade, que foi atualizado na madrugada da última terça-feira, 9, existem quase 3 milhões de possíveis confirmações que ainda estão sendo analisadas pelo departamento. Isso sugere que a situação no país pode ser ainda mais séria.

As autoridades já foram forçadas a emitir mais de 400 decretos de estado de emergência em municípios e unidades federativas devido à situação. Com 939.332 casos registrados, o Estado de Minas Gerais lidera em número de ocorrências. As informações são da Revista Oeste.


Veja também

  1. Se essa equipe de 407 profissionais atuam tão intensamente assim, por que ainda existem quase 3 milhões de possíveis confirmações sendo analisadas pelo departamento? E pior ainda , por que existem 1.857 casos de pessoas mortas que ainda estao sendo investigadas!!!! Falta de competência ou esse governo considera mortes por Covid mais importantes que mortes por Dengue ???? Para as famílias que perderam seus entes queridos com certeza não há diferença….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *