Plenário Do Senado Federal Foto Agência SenadoRoque De Sá Plenário Do Senado Federal Foto Agência SenadoRoque De Sá

Senado aprova projeto de lei que deve reduzir contas de luz

Texto determina a devolução de tributos aos consumidores

Nesta quarta-feira (1º), o aprovou um projeto de lei que deve ajudar a reduzir as contas de luz no Brasil. O texto determina que as distribuidoras de energia deverão repassar aos consumidores créditos tributários que foram obtidos em ação no Tribunal Federal (STF).

O texto agora será analisado pela Câmara dos Deputados.

O caso teve início após as distribuidoras de energia acionarem a Corte alegando que haviam sido tributadas duas vezes e citaram o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Pis/Cofins. Na ocasião, em 2017, a Corte julgou e deu a vitória às empresas. Com isso, os valores extras foram convertidos em crédito tributário.

Diante da situação, o senador Fábio Garcia (União-MT) apresentou o PL 1.280, de 2022, que tem por objetivo aliviar as contas de energia dos consumidores. Para ele, a “decisão do STF gerou um volume bilionário de recursos a ser recebido pelas distribuidoras de energia elétrica junto à União. Contudo, esses recursos não pertencem a essas empresas, mas a seus consumidores”.

O relator do projeto foi o senador Eduardo Braga (MDB-AM) que explicou que a “bitributação” era paga integralmente pelos consumidores. Sendo assim, agora as empresas deverão devolver esses valores à população.

O parlamentar estimou que há R$ 60 bilhões em créditos do tipo. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) será a responsável por definir os critérios de devolução.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *