Plenário Do Senado Federal Plenário Do Senado Federal

Senadores enrolados assinam PEC que torna crime chamar políticos de ‘ladrão’

Dezenas de senadores enrolados em acusações de corrupção apoiaram a nova PEC da Blindagem Política, que criminaliza críticas a políticos

Proposta de emenda constitucional (PEC) apresentada no Senado criminaliza críticas a políticos e bajula os membros do Tribunal Federal (STF) atribuindo a eles a competência para julgar “crimes contra o Estado Democrático de Direito”.

Com isso, pode virar crime, por exemplo, hostilizar políticos e autoridades em geral, incluindo os ministros do STF, chamando-os de “ladrão”, por exemplo.

A proposta inventa o “crime de intolerância política”, com pena de prisão e multa, com o objetivo de intimidar o exercício do direito constitucional de liberdade de expressão.

Se for chamado de “ladrão”, como tem sido frequente, o político pode alegar que foi “hostilizado” e, com isso, obter a prisão do xingador.

O autor do projeto, Renan Calheiros (MDB-AL), é um dos políticos mais denunciados por corrupção e crimes correlatos, no âmbito do STF, mas o tribunal nunca decide sobre esses casos exceto para admitir, em muitos casos, a prescrição das acusações.

Não por acaso, grande parte dos 33 senadores que apoiam a iniciativa também foram alvos, como Calheiros, de acusações e operações da Polícia Federal ou denúncias à e muitos deles também não podem sair às ruas sem o risco de ouvir reações indignadas de eleitores.

Também entre esses senadores, quase todos foram beneficiados por decisões estranhas do STF, como desqualificar seus crimes, fevelados pela Operação Lava Jato, para torná-los “eleitorais”, ainda que tenham sido acusados de receber propinas de corruptores como Odebrecht. As informações são do Diário do Poder.


Veja também

  1. Querem que os chame de que? Vítimas da sociedade?
    A sociedade é vítima deles. A inversão de valores está mesmo em vigor, não duvido de nada mais.

  2. Se o povo não puder falar a verdade do alto de sua soberania, poderá partir para a violência física, linchando os bandidos travestidos de políticos nas ruas, é o que acontecerá no limite, aponta minha intuição!!!

  3. CHAMAR LADRÃO DE POLÍTICO, PODE ATÉ SER CRIMINALIZADO MAS CHAMAR POLÍTICO DE LADRÃO…
    É A PIADA DO ANO!?

  4. Já aprovaram a pec.Só vai valer em janeiro.Então vou falar pela última vez político ladrão bom é político morto de preferência com câncer.

  5. Ah pronto, agora eles vão roubar e NGM vai poder chamar os ladrões de ladrões 🤦🤦🤦 Isso é uma vergonha!!

  6. A consciência está pesando?

    Medo de serem hostilizados ?

    A semeadura é opcional, a colheita é obrigatória

  7. Verdade não são Ladrões, são lesa Pátria, bandos de criminosos. O Povo jamais será bandido por elogia-los. Congresso acovardado, falta de escrúpulos e caráter, assim vive os políticos lixo dessa Nação Brasileira. E revoltante assistir essa pouca vergonha. Agora querem criminalizar o Cidadão que trabalha honestamente, enquanto a corrupção tem de ter livre acesso aos cofres públicos. Essa inversão de valores terá limites! Isso com certeza.

  8. Além de mantermos as manifestações pela liberdade e anulação das eleições, temos que nos atentar para o oportunismo dos senadores e deputados, aliados aos ministros do STF, que vão tentar aprovar leis que os protegem e beneficiam.

    1. A classe deles está tão ESCULHAMBALIZADA, que sugere a inversão semantizada dos termos, ou seja, POLITICO passa a ser sinônimo de LADRÃO, e vice-versa. Assim, evitamos ser presos se chamarmos POLITICO, elementos como Renan, Lula, Genoino, Geddel, Palocci, Dirceu… e toda a CAMARALHADA amiga da Toga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *