Polishop Polishop

Shoppings fecham 127 lojas em agosto

O terceiro trimestre de 2023 registrou o fechamento de 45 estabelecimentos

No mês de agosto, ocorreu o encerramento de 127 estabelecimentos comerciais em shoppings do Brasil, de acordo com uma pesquisa realizada pelos analistas do Bank of America (Bofa).

De acordo com o portal InfoMoney, as várias evasões tiveram um impacto negativo nas mais de 80 inaugurações realizadas em julho deste ano.

Os fechamentos foram liderados pelas varejistas Polishop, Ponto (anteriormente conhecida como Ponto Frio, do Grupo Casas Bahia) e Imaginarium (pertencente às Lojas Americanas).

Segundo o site, a maioria das empresas fechadas enfrenta dificuldades para reestruturar suas finanças, devido a altos níveis de dívidas.

Até agora, no terceiro trimestre de 2023, houve o fechamento de 45 lojas. A informação sobre setembro ainda não foi divulgada.

Saldo do fechamentos de lojas em shoppings

A pesquisa realizada pelo Bofa apresenta informações líquidas, ou seja, retratam o resultado final das aberturas e fechamentos de lojas durante o período analisado.

Foram incluídos na pesquisa aproximadamente 150 centros comerciais, com um total de cerca de 28 mil estabelecimentos. A Polishop foi responsável pelo maior número de lojas fechadas, com nove estabelecimentos encerrados, de acordo com a lista.

Após a pandemia da covid-19, a empresa está passando por um período de reestruturação dos seus negócios devido à diminuição das vendas, atrasos nos pagamentos de aluguéis e à impossibilidade de realizar despejos.

As marcas Triton, Puket, Ponto e Imaginarium enfrentam dificuldades no setor de varejo de roupas e eletroeletrônicos, com o fechamento de cinco lojas cada uma delas, colocando-as em segundo lugar.

A Uni.co, que inclui a Imaginarium e a Puket, faz parte das Lojas Americanas, que atualmente está passando por um processo de recuperação judicial. A venda dessas empresas é uma estratégia da varejista para tentar restabelecer sua situação financeira.

A empresa Americanas está sendo acusada de ser a responsável por uma prática fraudulenta que aumentou os lucros da empresa em aproximadamente R$ 25 bilhões.

O Ponto faz parte do Grupo Casas Bahias, que também está em processo de reorganização. O grupo anunciou que deve fechar de 50 a 100 lojas. As informações são da Revista Oeste.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *