Talibã exige que os afegãos entreguem armas e munição dentro de uma semana Talibã exige que os afegãos entreguem armas e munição dentro de uma semana

Talibã exige que os afegãos entreguem armas e munição dentro de uma semana

Um porta-voz do Taleban disse que os afegãos que possuem armas, munições ou veículos fornecidos pelo governo precisam entregá-los ou serão punidos.

“Todos aqueles que possuem bens, equipamentos, armas, munições ou veículos do governo precisam entregá-los ao departamento relevante”, disse o porta-voz do Taleban Zabiullah Mujahid no Twitter, segundo a tradução. As armas precisam ser entregues ao Taleban dentro de uma semana.

Ele disse que a transferência é necessária para que “não haja necessidade de que os infratores sejam processados ​​ou processados ​​legalmente se [as armas] forem descobertas”, escreveu Mujahid.

Não está claro o que acontecerá com os indivíduos que ainda possuírem armas de fogo ou munições após o término do prazo. Também não está claro se o plano de confisco de armas envolve armas que não foram fornecidas pelo governo afegão, que desabou no início deste mês.

Enquanto o capturava rapidamente áreas do território do no início deste mês, ele apreendeu armas, veículos, outros equipamentos e bases militares que pertenciam aos . Isso inclui helicópteros Black Hawk produzidos nos Estados Unidos, rifles M-16, vários explosivos, Humvees e muito mais.

Numerosos vídeos e fotos carregados online nas últimas semanas mostram membros do Taleban segurando carabinas M-4 ou rifles M-16 em vez de AK-47s, que o grupo usa há décadas.

Em 18 de agosto, vários senadores republicanos exigiram que o Departamento de Defesa (DOD) prestasse contas completas sobre as armas e equipamentos capturados pelo Taleban, considerado por várias agências como uma organização terrorista.

“Enquanto víamos as imagens que saíam do Afeganistão enquanto o Talibã retomava o país, ficamos horrorizados ao ver o equipamento dos EUA – incluindo UH-60 Black Hawks – nas mãos do Talibã”, Sens. Marco Rubio (R-Flórida), Bill Cassidy (R-La.) E duas dúzias de outros senadores escreveram ao chefe do Pentágono Lloyd Austin esta semana.

“É injusto que o equipamento militar de alta tecnologia pago pelos contribuintes dos EUA tenha caído nas mãos do Taleban e de seus aliados terroristas”, acrescentaram os republicanos. “Proteger os ativos dos EUA deveria estar entre as principais prioridades do Departamento de Defesa dos EUA antes de anunciar a retirada do Afeganistão. ”

O Escritório do Inspetor Geral Especial para a Reconstrução do Afeganistão, estabelecido pelo Congresso em 2008, disse que cerca de US $ 83 bilhões foram gastos no desenvolvimento e manutenção da polícia e do exército afegãos ao longo de duas décadas. Entre 2003 e 2016, os Estados Unidos transferiram quase 600.000 armas, 76.000 veículos, 163.000 dispositivos de comunicação, 208 aeronaves e equipamentos de vigilância e reconhecimento para as forças afegãs, de acordo com um relatório de 2017 do Government Accountability Office.

Entre 2017 e 2019, os Estados Unidos forneceram às forças do exército afegão 4.702 Humvees, 2.520 bombas, 1.394 lançadores de granadas, 20.040 granadas de mão e 7.035 metralhadoras, afirmou o Escritório do Inspetor Geral Especial para a Reconstrução do Afeganistão.

As informações são do Epoch Time


China mira US$ 1 trilhão em depósitos minerais de lítio no Afeganistão

Repórter demitida da Globo por causa do peso, vai para o SBT

Talibã ateou fogo em mulher por “cozinhar mal”, denuncia afegã

Até 80 mil americanos, afegãos e empregados pelos EUA estão à espera da evacuação de Cabul


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *