Simone Tebet Foto Agência SenadoWaldemir Barreto Simone Tebet Foto Agência SenadoWaldemir Barreto

Tebet aciona TSE para remover propaganda com Michelle Bolsonaro

Presidenciável afirmou que vídeo da campanha do presidente Jair Bolsonaro viola normas eleitorais

A candidata à Presidência Simone Tebet (MDB) entrou com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo que seja removida do ar a propaganda eleitoral do presidente Jair (PL) em que somente a primeira-dama, , aparece. Segundo a emedebista, a peça viola as normas, pois apoiadores dos presidenciáveis só podem aparecer em até 25% do conteúdo.

– Os representados, na propaganda eleitoral gratuita veiculada na televisão, BANDEIRANTES e TV CULTURA, inserção às 11:00h e 11:03h, respectivamente, no dia 30/08/2022, infringiram o que estabelecem os arts. 54 da Lei 9.504/97 e 74 da Resolução TSE 23.610/2019, ao incluírem em sua propaganda eleitoral gratuita imagem de apoiadora em tempo superior ao permitido em lei. Ocorre que dos programas da propaganda eleitoral gratuita de rádio e televisão, tanto em bloco quanto em inserções, os apoiadores só ‘poderão dispor de até 25% (vinte e cinco por cento) do tempo de cada programa ou inserção – diz o documento elaborado pela equipe jurídica de Tebet.

A primeira-dama Michelle Bolsonaro estreou na campanha à reeleição do presidente Bolsonaro (PL) em vídeo que começou a circular nesta terça-feira (30). Em pouco mais de 30 segundos, Michelle fala diretamente à mulher sertaneja e cita a transposição do Rio São Francisco. Após destacar que a mulher do sertão agora tem mais tempo para ficar com a família, com os filhos e viver uma nova vida, a primeira-dama fala em construir “um Brasil para elas”.

Tebet não entrou com representação apenas contra a inserção da campanha de Bolsonaro, mas também contra uma propaganda eleitoral do ex-presidente Luiz Inácio da Silva (PT). O motivo foi um vídeo em que aparece a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 no Brasil, a enfermeira Mônica Calazans. No pedido, Tebet aponta que o PT violou a Lei das Eleições ao utilizar a imagem de Mônica, já que o partido pode apenas usar a imagem de seus apoiadores. Ela, no entanto, é filiada ao PSDB.

– Os representados [Coligação Brasil da Esperança] utilizaram a imagem em um clipe não apenas como forma de beneficiarem-se da imagem da primeira mulher negra a receber a vacina contra a Covid-19, mas transmitir aos eleitores brasileiros, dos outros 26 estados brasileiros, excluindo-se o estado de São Paulo, que a primeira pessoa a receber o imunizante contra o coronavírus, a enfermeira Mônica Calazans, apoia os representados – assinalou.


Veja também

  1. Michele Bolsonaro é uma mulher que transpira felicidade, está sempre com um sorriso no rosto, é alegre, fala bem, é estimada por todos está no peso certo e é propositiva.

    Tebet. Tente emagrecer e melhorar teu visual na frente das câmeras… E pare de ser irritante.

    Tebet. Michele é bonita, está no peso certo, fala bem, é simpática e todos gostam muito dela… Tente emagrecer e aprender falar com o coração, ser coerente e propositiva. Talvez você consiga chegar LÁ.

    1. Esta realmente é uma Grande Mulher! Inteligente, Sensata, Trabalha para o bem da nossa Nação, Só não ver quem não quer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *