Tropas Russas Sequestraram Segundo Prefeito Ucraniano Foto EFE EPA Christophe Petit Tesson Tropas Russas Sequestraram Segundo Prefeito Ucraniano Foto EFE EPA Christophe Petit Tesson

Tropas russas sequestram segundo prefeito ucraniano

União Europeia condenou as ações

Tropas da Rússia sequestraram mais um prefeito ucraniano neste domingo (13), informou o governador da região de Zaporizhzhia, Oleksandr Staruj. Desta vez, o refém é o gestor da cidade de Dniprorudné, que fica ao Sul do país, Evguen Matveiev.

A informação foi repassada pro Staruj através do Telegram.

– Hoje, 13 de março, às 8h30, o exército da Federação Russa capturou o prefeito da cidade de Dniprorudné – anunciou.

O novo sequestro ocorre dois dias depois que o prefeito de Melitopol, Ivan Fedorov, foi retirado à força de seu gabinete. Segundo o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, Fedorov foi levado porque “se recusou a cooperar com o inimigo”.

A União Europeia condenou, neste domingo, o sequestro dos dois prefeitos. O Alto Representante da União Europeia, Josep Borrell afirmou que se trata de mais um ataque a instituições democráticas na Ucrânia. Ele também viu a ação de Moscou como “uma tentativa de estabelecer estruturas alternativas ilegítimas de governo em um país soberano”.

– A UE condena veementemente o sequestro dos prefeitos de Melitopol e Dniprorudné pelas forças armadas russas. Trata-se de um novo ataque às instituições democráticas da Ucrânia e uma tentativa de estabelecer estruturas governamentais alternativas em um país soberano – declarou.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *