Ministro Edson Fachin Foto STFDivulgação Ministro Edson Fachin Foto STFDivulgação

TSE cria grupo de combate à violência nas eleições de outubro

Ministro Edson Fachin tomou a medida a partir de relatos de agressões

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou um grupo de trabalho para estudar medidas adicionais para enfrentamento à violência política no contexto das eleições de outubro. O presidente da Corte, ministro Edson Fachin, tomou a medida nesta sexta-feira (22), a partir de vários relatos de agressões e de atentados à liberdade de imprensa por motivação política.

Conforme a portaria que instituiu a medida, o grupo deverá debater o tema da violência nas eleições e subsidiar diagnósticos e edição de diretrizes para enfrentamento do problema.

Entre os relatos de violência citados por Fachin há casos de ameaças a parlamentares, ataques à sede de partido político e agressões a jornalistas. As entidades que enviaram os ofícios ao TSE, como a Comissão de Direitos Humanos do Senado, apontam crescimento desses casos de violência.

O grupo será coordenado pelo corregedor-geral da e terá entre os membros representantes dos tribunais regionais de São Paulo, Bahia, Pará e Goiás. Eles deverão, segundo a portaria, contar com ampla participação de partidos políticos, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público Eleitoral e outras entidades ligadas ao tema.

A previsão é de que os resultados dos estudos sejam apresentados em 45 dias.


Veja também

  1. Esses capas pretas lazarentos estão querendo se prevenir porque sabem que o povo se revolta qdo derem o resultado das eleições que serão fraudadas e já estão com o resultado pronto! Esperamos que as FFAA cuidem no começo e meio dessas eleições para que isso não aconteça!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *