Ex Ministro Do STF Marco Aurélio Mello Ex Ministro Do STF Marco Aurélio Mello

TSE proíbe propaganda em que Marco Aurélio Mello diz que STF não inocentou Lula

Vídeo da campanha de Bolsonaro usaria vídeo de ministro aposentado do STF sobre Lula ‘nunca ter sido inocentado’

O ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), proibiu a campanha do presidente da República e candidato à reeleição, (PL), de usar na propaganda eleitoral um vídeo em que o ministro aposentado do Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello fala sobre a anulação das condenações do ex-presidente Luiz Inácio da Silva (PT) e afirma que o petista “nunca foi inocentado”.

Na propaganda feita pela campanha de , Marco Aurélio Mello explica que as condenações que Lula recebeu pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro nos casos do triplex do Guarujá (SP) e de um sítio de Atibaia (SP) foram anuladas pelo STF e diz que “o Supremo não o inocentou, o Supremo aceitou a nulidade dos processos crime”.

As falas do ministro aposentado eram seguidas pelos comentários de um locutor e uma mulher que chamavam Lula de “corrupto” e “ladrão”. De acordo com Sanseverino, o uso dessas expressões ultrapassa “os limites da liberdade de expressão”. Por isso, o ministro decidiu proibir a veiculação da peça inteira.

“A propaganda eleitoral impugnada é ilícita, pois atribui ao candidato à conduta de ‘corrupto’ e ‘ladrão’, não observando a legislação eleitoral regente e a regra de tratamento fundamentada na garantia constitucional da presunção de inocência ou não culpabilidade”, escreveu o ministro na decisão.

“É inviável que se utilize de espaço público de comunicação para reduzir absolutamente o alcance de um direito ou garantia constitucional e, em contraponto, empregar máxima relevância às condenações criminais anuladas pelo Poder Judiciário, que não permitem afirmar culpa no sentido jurídico-penal”, acrescentou Sanseverino. As informações são do R7.


Veja também

  1. Mas o presidiário pode chamar de genocida, fascista e outras coisas mais.
    Como o medo está cada dia maior dentro desses togados.
    Mas a Justiça de Deus é IMPLACÁVEL. VOCÊS SERÃO JULGADOS DA M3SMA FOYMA QUE JULGAM.

  2. Esperamos que num futuro próximo sejam extintos o STE e o foro privilegiado e seja implantado a prisão em segunda instância sem progressão de pena e nem as saidinhas. E que o ativismo judicial seja considerado crime. Esta e uma opinião.

  3. Desejo de todo coração e com todas as forças que esses ” juízes” SEJAM JULGADOS exatamente com a mesma “justiça” com q julgam…
    Oh, SENHOR dos exércitos, NÃO TARDEIS em julga-los com SUA JUSTIÇA!
    AMEM!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *