Presidente Da Câmara, Arthur Lira Foto EFE Joédson Alves Presidente Da Câmara, Arthur Lira Foto EFE Joédson Alves

Após decisão de Nunes Marques, Lira afasta deputado do PT

Presidente da Câmara devolveu o mandato a deputado que havia sido cassado pelo TSE

Nesta sexta-feira (3), o presidente da Câmara dos Deputados, (PP-AL), afastou o deputado federal Márcio Macedo (PT-SE) do cargo e devolveu o mandato ao deputado Valdevan Noventa (PL-SE). A medida ocorre após a decisão do ministro Nunes Marques, do Tribunal Federal (STF), que suspendeu a cassação de Valdevan Noventa.

O parlamentar havia perdido o mandato após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que considerou que ele cometeu crimes abuso do poder econômico e compra de votos nas eleições de 2018. Com isso, Márcio Macedo assumiu a vaga.

Ao suspender a cassação de Valdevan, que é aliado do presidente Jair Bolsonaro, Nunes Marques apontou que um acórdão do julgamento do TSE ainda não tinha sido publicado, fato que teria impedido que a defesa de Valdevan entrasse com um recurso contra a decisão. Para o ministro, não seria razoável que o deputado fosse “penalizado pela execução da decisão colegiada”.

O Partido dos Trabalhadores (PT) já recorreu ao STF da decisão do ministro. Caso ela seja derrubada, Márcio Macedo voltará ao cargo.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *