O Deputado Arthur Lira O Deputado Arthur Lira

STF acelera julgamento que pode tornar Lira réu

O presidente da Câmara dos Deputados é denunciado pelo crime de corrupção passiva

O Tribunal Federal (STF) liberou nesta quarta-feira, 31, para julgamento um recurso apresentado pelo presidente da Câmara dos , (PP-AL), em processo recebido pela Corte em 2019. Na ação, o parlamentar é denunciado pelo crime de corrupção passiva.

Com a liberação, a Primeira Turma do STF deve analisar o caso envolvendo Lira na próxima terça-feira, 6. Atualmente, o colegiado é composto pelos ministros (presidente), Cármen Lúcia, Luiz Fux e Alexandre de Moraes.

A liberação do caso para julgamento ocorre por meio de Dias Toffoli, que havia pedido vista (mais tempo para analisar o processo) em 2020, informa o jornal Valor Econômico. Hoje na Segunda Turma, o ministro integrava a Primeira Turma do STF na ocasião. Ele voltará à Primeira Turma de forma excepcional para julgar o caso.

Antes do julgamento do recurso apresentado pela defesa de Lira ser interrompido por Toffoli, a Primeira Turma do STF havia formado maioria para manter o presidente da Câmara na condição de réu crime de corrupção passiva. Barroso, Moraes e Marco Aurélio (aposentado desde julho de 2021) tinham votado contra o parlamentar.

Caso o processo siga adiante na próxima semana, e a Primeira Turma confirme Lira como réu em ação penal, ele ficaria impedido de, eventualmente, assumir a Presidência da República, mesmo que interinamente. O presidente da é o segundo na linha sucessória no comando do Executivo federal, logo depois do vice-presidente.

Em 2016, o STF decidiu que réus são impedidos de assumir o comando do Palácio do Planalto, mas podem comandar a Câmara (caso de Lira) e o Senado.

A denúncia contra Arthur Lira

A denúncia que pode tornar Arthur Lira réu pelo crime de corrupção passiva foi apresentada em 2018 pela então procuradora-geral da República, Raquel Dodge. De acordo com ela, o parlamentar teria recebido propina de R$ 106 mil. O valor, segundo o Ministério Público, foi pago pelo presidente da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU) na ocasião, Francisco Colombo. As informações são da Revista Oeste.


Veja também

  1. Tana hora do congresso peitar o xerifado e salvar a pele senão daqui por diante só haverá petistas aí.Comecem por defender Dallanhol.

  2. Todo mundo sabe que Lira é corrupto. Mas o stf está agindo por VINGANÇA, porque Lira aborreceu Lula ao votar contra o pt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *