Lula Ao Lado Do Jornalista Marcos Uchôa Lula Ao Lado Do Jornalista Marcos Uchôa

Após fracasso das Lives, Jornalista Marcos Uchôa deixa governo Lula e alega ‘razões pessoais’

Repórter apresentava live com presidente e nega desentendimento; ‘foi diferente, divertido, um privilégio, mas preferi sair’

Marcos Uchôa, o jornalista que era responsável pela apresentação das lives do presidente (PT), saiu da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação).

Ele nega à Folha qualquer conflito e afirma que o desligamento foi a seu pedido, por “razões pessoais”. “Foi diferente, divertido, um privilégio para quem é repórter, mas eu preferi sair. Decisão minha”, afirmou. “Não houve nenhum desentendimento. Mas por razões pessoais eu não podia mais continuar.”

A coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo, antecipou a saída do jornalista, o que foi confirmado pela Folha.

Uchôa começou a trabalhar na EBC em março do ano anterior e, em junho, iniciou a apresentação do programa “Conversa com o Presidente” todas as terças-feiras às 8h30.

O governo do Planalto sempre rejeitou a ideia de se inspirar em Jair (PL) com uma transmissão semanal, que era usada para debater questões centrais da semana para a administração. As visualizações também eram menores do que as das transmissões ao vivo do ex-presidente.

O profissional de jornalismo afirmou desconhecer se o programa terá continuidade ou não e afirmou que nunca esteve presente em encontros que discutiam essa questão.

Ele também revela que informou Lula sobre sua decisão antes de embarcar para o Egito e a Etiópia na semana passada. Inclusive, ele teria ido junto, representando a EBC, porém não foi possível.

“Ele foi super gentil, falou para a gente conversar na volta da viagem dele. Mas não quis esperar porque não era questão de uma nova proposta ou algo assim”, completou.

Olimpíadas e Copas do Mundo foram eventos cobertos por Uchôa para a TV Globo, e ele serviu como correspondente na Europa. Ele também esteve presente em conflitos como a Guerra do Iraque e a da Líbia. Desse modo, tornou-se um rosto familiar para a população brasileira.

Ao concluir 2021, solicitou sua saída da TV Globo após uma carreira de 34 anos. No ano anterior, havia se candidatado à posição de deputado federal pelo Rio de Janeiro pelo PSB, o partido do vice-presidente Geraldo Alckmin. No entanto, decidiu abandonar a candidatura alguns meses antes das eleições.

O profissional de jornalismo encontrou-se com Lula enquanto estava em Londres, especificamente durante o primeiro mandato do político do PT.

Uchôa, antes de assumir o posto de apresentador do Conversa com o Presidente, já era uma figura frequente nas agendas e viagens do presidente, representando uma das facetas da comunicação do governo federal.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *