Ministro Luís Roberto Barroso Ministro Luís Roberto Barroso

Barroso rejeita 192 ações para declarar Moraes impedido de julgar casos do 8 de janeiro

Presidente do STF argumentou que nenhum deles conseguiu provar a suspeição do ministro para lidar com os processos

Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Federal (STF), confirmou a permanência do ministro Alexandre de Moraes na relatoria e nos julgamentos relativos aos casos do dia 8 de janeiro.

Na terça-feira, 20, Barroso rejeitou duas solicitações, uma de Jair Bolsonaro, ex-presidente, e outra de uma detida durante as manifestações. Essas duas ações se juntam a outras 190, a maioria das quais foi apresentada por pessoas detidas durante os protestos, pedindo a suspeição ou o impedimento de Moraes.

Uma das ações mencionou a entrevista que Moraes deu ao jornal O Globo, onde revelou ter desvendado os planos dos manifestantes. Alguns desses supostos esquemas envolviam enforcar o juiz na Praça dos Três Poderes. Outro plano era levá-lo às para ser preso. No dia das manifestações, Moraes estava em Paris.

Argumento de Barroso

Bolsonaro recorreu a argumentos similares de outros casos, como a entrevista de Moraes. No entanto, de acordo com Barroso, nenhum dos investigados apresentou motivos que, segundo o Código de Processo Penal e o regimento do STF, justificassem o afastamento do ministro da relatoria.

O presidente do STF argumentou que o entendimento da Corte é que, ao apontar impedimento, a parte precisa “demonstrar, de forma clara, objetiva e específica, o interesse direto no feito por parte do ministro alegadamente impedido”. Para Barroso, “não são suficientes as alegações genéricas e subjetivas, destituídas de embasamento jurídico”. As informações são da Revista Oeste.


Veja também

    1. HOJE NO BRASIL VIVEMOS UMA DITADURA COM DOS ONZE 11 MINISTROS DO STF STE STJ 9 SAO PERIGOSOS DESAFIANDO 220.000.000 DE BRASILEIROS SOMENTE DOIS SÃO LEGITIMAMENTE A FAVOR DOS BRASILEIROS QUI TRISTEZA VERMOS 9 TOGADOS DEFENSORES DAS FACÇÕES CRIMINOSAS E DOS LADRÕES DE TODO O BRASIL A ESQUERDA MALDITA, AS FORÇAS ARMADAS TEM ALGUNS TRAIDORES COVARDES MELANCIAS TOMÁS PAIVA PUJOL FREIRE GOMES GONÇALVES DIAS MOURÃO STUMPF E DUTRA PEÇAS IMUNDAS QUE SE VENDERAM POR DINHEIRO “” PROPINAS” ESSES VERMES NOGENTOS VAGABUNDOS NÓS BRASILEIROS REPUDIAMOS ESSES VADIOS TRAIDORES A MINURIA, MAS A MAIORIA DOS MEMBROS DAS FORÇAS ARMADAS SÃO LEAIS AO POVO BRASILEIRO DEUS ABENÇOE A MAIORIA COMO PESSOAS QUE AMAM SUA NAÇÃO GENERAL BRAGA NETO HELENA E GARNIER ALMIRANTE ESSES HOMENS DE BEM REPRESENTAM NOSSA NAÇÃO BRASILEIRA DEUS ABENÇOE ESSES HERÓIS.
      MAS ESSES VERMES NOGENTOS TRAIDORES COVARDES GENERAIS MELANCIAS MOURÃO STUMPF TOMÁS PAIVA PUJOL FREIRE GOMES GONÇALVES DIAS DUTRA SÃO ELEMENTOS PERIGOSOS DA TURMA ESQUERDA MALDITA A PIOR FACÇÕES DO PLANETA TERRA E SEU CHEFE PRESIDIÁRIO LULA LADRÃO PRESIDIÁRIO CHEFE DAS MAIORES FACÇÕES CRIMINOSAS DO PLANETA TERRA. MAS DEUS ESTÁ VOLTANDO DARA O CASTIGOS PARA ESSES VERMES NOGENTOS TODOS ELES IRAM CAIR NÓS PÉS DO NOSSO REI DEUS DE ISRAEL DEUS TARDA MAS NUNCA FALHA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *