Ministro Luís Roberto Barroso Ministro Luís Roberto Barroso

Barroso suspende reintegração de posse e mantém assentamento em RR

Ministro disse que instância inferior não cumpriu rito definido previamente pelo STF; fazendeiros comprovaram propriedade da terra

Na sexta-feira 8, o ministro Luís Roberto Barroso, do STF, interrompeu a ação de despejo em um assentamento com 50 famílias em Mucajaí (RR). Não há informações sobre a afiliação dessas famílias ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

O autor da ação acolhida por Barroso é a Associação dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar, cuja sede está localizada em Minas Gerais.

No mês passado, um juiz garantiu a reintegração de posse a um grupo de quatro fazendeiros que comprovaram serem os donos da terra.

Barroso, contudo, argumentou que a instância inferior “afrontou o regime de transição estabelecido na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 828.

No mês de junho de 2021, o Tribunal Federal (STF), por meio da ADPF, suspendeu temporariamente as ordens de remoção e despejo de áreas coletivas que já estavam habitadas antes do surto da epidemia. Inicialmente, essa suspensão teria a duração de seis meses, mas a Corte decidiu prorrogar o prazo até outubro de 2022. Após o término desse prazo, o STF estabeleceu um “regime de transição” para a retomada das reintegrações.

Conforme a Corte, esse regime envolve alguns critérios a serem seguidos. De acordo com o STF, os tribunais têm de instalar “comissões para mediar despejos” antes de qualquer decisão judicial, os invasores precisam ser comunicados previamente, com prazo para possível desocupação, “e com medidas de resguardo à moradia”. As informações são da Revista Oeste.


Veja também

  1. Politicamente safado,corrupto e pau mandado do Lularápio. Esse imbecil nunca pisou no chão de uma propridade rural,pra ver a vida sofrida desses que abastecem o País. Sem terra,cara pálida,é vagabundo, aproveitador,nem é preciso entrar no mérito da questão,basta conhecer o poderoso chefão Stédile Lula da Silva.

  2. Vivemos num País fora da Lei. O STF é quem governa o País, através de sua corte bolivariana. Propriedade privada é uma ilusão. Quem tem problemas de invasão, aluguéis e outros com seus imóveis, sabe como é difícil retomar o que e seu de direito. É uma vergonha.

  3. Tô só esperando o dia q um fazendeiro desses vai contratar um pistoleiro pra fazer justiça junto a certos urubus

  4. O povo das fazendas e sítios estão lascados com esse aparelhamento total da justiça desse país. E segue o Brasil ladeira abaixo direito para o precipício sem fundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *