Vereador Carlos Bolsonaro, Do Rio De Janeiro Foto EFE Joédson Alves Vereador Carlos Bolsonaro, Do Rio De Janeiro Foto EFE Joédson Alves

Carlos comenta plano de redução do teto da Rouanet: ‘Galináceos vão cacarejar’

Vereador se manifestou por meio de uma rede social

O vereador Carlos Bolsonaro usou as redes sociais, neste domingo (2), para se pronunciar a respeito da Secretaria de Cultura, que avalia reduzir o teto da Lei em 50%.

– Agora os galináceos que receberam mais de R$ 13 bilhões do contribuinte sem qualquer auditoria, em mais de 20.000 projetos, vão cacarejar como se tivessem botando ovo – escreveu ele, no Twitter.

Na publicação, ele marcou o secretário de Incentivo e Fomento à Cultura, André Porciuncula, e o secretário especial de Cultura, Mario Frias.

Frias respondeu e afirmou que “o desmame é doloroso”.

Porciuncula, responsável pelo setor que lida com a Lei Rouanet, afirmou nas redes sociais, no sábado (1º), que está avaliando uma redução de 50% no teto das verbas repassadas via Lei de Incentivo à Cultura. Ele comentou sobre o assunto no Twitter.

– Tenho conversado com o [secretário] Mario Frias, creio que seja o momento de uma redução de 50% no teto da Rouanet. Isso permitirá uma descentralização ainda maior dos recursos e beneficiará ainda mais os pequenos artistas. Em 2022, vamos ampliar o acesso desses pequenos agentes culturais – escreveu Porciuncula.

O secretário também alfinetou o que chamou de “elite artística arrogante e pedante”.

– Iremos reduzir, pulverizando os recursos para os pequenos artistas. Este é um governo dos pequenos. Acabou a época em que a Rouanet sustentava uma elite artística arrogante e pedante – disparou.

Após a repercussão da notícia, Porciuncula passou rebater artistas que afirmavam que a Lei Rouanet servia para pagar salário de artistas. Entre os descontentes estava o ator José de Abreu.

– A arrogância típica dos ignorantes. A Lei Rouanet não é caixa eletrônico de artista, apesar do que sua turma tentou fazer com ela. A lei é para tutelar a cultura nacional, museu, patrimônio histórico, cultura popular e tantas outras atividades que não são a mamata que gostava.


Secretaria de Cultura quer reduzir teto da Rouanet em 50%

MPF investigará proibição de linguagem neutra em projetos da Rouanet

Frias proíbe passaporte vacinal em eventos com Lei Rouanet

Governo proíbe gênero neutro em projetos da Lei Rouanet


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *