Coordenador Do MBL Que Foi Para Ucrânia Posta Foto De 2016 Como Se Fosse Do Conflito De 2022 Coordenador Do MBL Que Foi Para Ucrânia Posta Foto De 2016 Como Se Fosse Do Conflito De 2022

Coordenador do MBL que foi para Ucrânia posta foto de 2016 como se fosse do conflito de 2022

Segundo checagem da agência de notícias Reuters, a imagem feita pelo fotógrafo ucraniano Dmitry Muravsky foi publicada no álbum “Children of War” (“Filhos da guerra”) em março de 2016.

O coordenador nacional do MBL, Renan Santos, que está na Eslováquia perto da fronteira com a junto com o deputado estadual e pré-candidato ao governo de São Paulo Arthur do Val (Podemos-SP), publicou em suas redes sociais uma foto de 2016 como se fosse da atual guerra do país com a Rússia. A dupla anunciou que foi para perto da zona de conflito para reportar os acontecimentos e se contrapor a postura de “neutralidade” do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na imagem publicada pelo ativista do MBL com a legenda “Ucrânia, 2022”, duas crianças aparecem fazendo continência a soldados ucranianos que passam em tanques de guerra.

Porém, segundo checagem da agência de notícias Reuters, a imagem feita pelo fotógrafo ucraniano Dmitry Muravsky foi publicada no álbum “Children of War” (“Filhos da guerra”) em março de 2016. A foto foi compartilhada pela página no Facebook do Ministério da Defesa da Ucrânia no mesmo ano.

O Instagram tarjou a publicação de Santos com um alerta de “falta de contexto”, sinalizando que verificadores de fatos confirmaram que a imagem não é da atual guerra entre Ucrânia e Rússia.

O pré-candidato à presidência da República Sergio Moro (Podemos), apoiado pelo MBL, publicou nesta quarta-feira elogios ao projeto da dupla de relatar o conflito do leste europeu de perto. Ele também parabenizou o grupo que anunciou ter arrecadado R$ 180 mil para ajudar os ucranianos.

“O dep. Arthur do Val e Renan Santos, do MBL, decidiram reportar in loco o conflito na fronteira da Ucrânia. Também angariaram ajuda financeira para amparar refugiados. É sempre louvável quando saímos do discurso e partimos para a prática”, escreveu Moro.

Segundo anunciou o parlamentar que também é conhecido como Mamãe Falei, o valor foi arrecadado entre apoiadores durante transmissão em seu canal no YouTube. Segundo ele, o dinheiro será destinado à compra de suprimentos para o trabalho de voluntários que oferecem ajuda humanitária aos refugiados ucranianos.

Tanto o ex-juiz quanto o MBL vêm usando o conflito da Ucrânia para politizar eleitoralmente a questão e atacar o presidente Jair Bolsonaro (PL).


Flávio B. critica ‘Mamãe Falei’ na Ucrânia: “Depois arruma problema e sobra para Bolsonaro resolver”

Pastor aliado de Lula já foi preso com arma, munições e droga

Ucrânia relata mais de 2 mil civis mortos em 7 dias de invasão russa

Com voto do Brasil, ONU condena Rússia por invasão à Ucrânia


Veja também

  1. É vergonhoso politizar guerra onde inocentes perdem seus bens e até suas vidas. O povo precisa ficar atento na hora de dar o seu voto, indivíduos como esses, que gastam o dinheiro público para tal e candidato que apoia tais insanidades não merecem nosso voto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *