Presidente pressiona republicanos a apoiar proposta que altera regras do sistema eleitoral americano
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a questionar a legitimidade do processo eleitoral do país. Em uma nova publicação feita na rede social Truth Social, ele declarou que as eleições americanas são “fraudadas, roubadas e motivo de chacota no mundo todo”.
A manifestação veio acompanhada de um apelo direto aos parlamentares do Partido Republicano. Trump defendeu mudanças estruturais no sistema de votação e pediu apoio à aprovação de uma proposta que batizou de “Lei para Salvar a América”.
Proposta prevê mudanças rígidas no processo de votação
Segundo o presidente, o projeto apresentado teria três pilares centrais. O primeiro prevê a exigência obrigatória de apresentação de um documento de identificação por todos os eleitores no momento do voto. O segundo estabelece a necessidade de comprovação da cidadania americana já na fase de registro eleitoral.
O terceiro ponto trata da restrição ao voto por correio. Pela proposta defendida por Trump, essa modalidade seria proibida, com exceções apenas em situações específicas, como casos de doença, deficiência, serviço militar ou quando o eleitor estiver em viagem.
Discurso reforça crítica ao modelo eleitoral
Ao justificar a necessidade das mudanças, Trump voltou a adotar um tom alarmista em relação ao futuro do país. Em sua publicação, afirmou: “Ou vamos corrigir isso, ou não teremos mais um país”.
A declaração reforça a narrativa do presidente sobre supostas falhas estruturais no sistema eleitoral americano, discurso que tem sido recorrente desde eleições anteriores e que volta a ganhar destaque no debate político entre republicanos e democratas.
Impressionante… é impressão minha ou ele está fazendo de tudo pra continuar no poder, sendo que ele não pode mais se candidatar na próxima… e outra… voces estão dando voz pra pedófilo mesmo no canal? Pqp heim