Presidente Do Senado, Rodrigo Pacheco Foto Agência SenadoRoque De Sá Presidente Do Senado, Rodrigo Pacheco Foto Agência SenadoRoque De Sá

Em evento, Pacheco defende debates sobre mudanças no STF

Presidente do Senado também criticou “ataques” feitos contra a Corte

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), criticou, nesta quinta-feira (4), os “ataques” ao Tribunal Federal (STF), em meio ao acirramento do conflito do presidente (PL) com o Judiciário. Ele, no entanto, defendeu uma discussão sobre mudanças nas competências da Corte.

Durante o evento Expert XP 2022, o senador disse que não se pode pretender fechar o STF ou querer o impeachment de ministros do Tribunal sem justa causa. Parlamentares aliados de costumam defender a destituição de magistrados como Alexandre de Moraes, relator de inquéritos que investigam ameaças e manifestações antidemocráticas.

– Quem define conflitos judiciais é o STF, não o Legislativo ou o Executivo – disse o senador.

No entanto, Pacheco afirmou que pode haver uma “rediscussão” das competências do Supremo.

– Modificações honestas podem ser colocadas à mesa para refletir sobre o papel do STF – declarou o presidente do Senado.

Ele ressaltou que é autor de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que tira da Corte a prerrogativa de decidir, por exemplo, sobre questões penais.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *